quarta-feira, 30 de março de 2011

Campo Grande terá o segundo maior shopping da cidade


O prefeito de Campinas Hélio de Oliveira Santos participou na manhã desta quarta-feira, 30 de março, na companhia do Vereador Jaírson Canário e de representantes da empresa Ancar Ivanhoe, do ato de início das obras para construção do Parque das Bandeiras Shopping, no Campo Grande, região Noroeste da cidade.
O novo shopping contará com 40 mil metros quadrados de área locável, construída em um terreno de 320 mil metros quadrados. No total, estão previstas 230 lojas, das quais 15 megalojas e cinco lojas âncora, além de complexo de cinema com seis salas. Este será o segundo maior shopping da cidade. O primeiro é o Shopping Parque D. Pedro.

Segundo os empreendedores, até julho, 100 operários estarão trabalhando no local. A previsão é de que o número de empregos diretos chegue a 800 durante a fase da construção do conjunto.

Com investimentos de R$ 280 milhões, o empreendimento deve gerar 2,5 mil empregos empregos diretos, quando o shopping estiver em plena operação. A inauguração está prevista para ocorrer no dia 31 de outubro de 2012.

O Parque das Bandeiras Shopping está localizado em uma das principais vias de acesso de Campinas, na Avenida John Boyd Dunlop, na altura do número 706, no Jardim Ipaussurama, próximo à Rodovia dos Bandeirantes.

O prefeito, em seu discurso, falou da importância da parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada para a realização da obra e o quanto ela pode representar, na prática, uma situação de distribuição de renda e de riqueza para os moradores daquela região.

Além de enfatizar os empregos que serão gerados, o prefeito citou também a questão da requalificação urbana do entorno e a consequente valorização imobiliária como desencadeadoras da desconcentração de riqueza.

Dr. Hélio lembrou, ainda, que viveu naquela região “parte expressiva” de sua juventude e vida profissional. “Vejo meu sonho se transformar em realidade. Sentia certa frustração quando via que havia, aqui, uma situação de sub cidadania e a cidade era dividida entre o lado de cá e o lado de lá da rodovia. Esse processo discriminatório e preconceituoso não soma, não transforma o cidadão. Hoje, é possível receber aqui tratamento de urgência e emergência, estudar, trabalhar, fazer compras e programar atividades de lazer. É uma nova centralidade”, disse.

Após cumprimentar as autoridades presentes, Dr. Hélio pediu um minuto de silêncio em memória do ex-presidente José de Alencar, falecido nesta terça-feira, dia 29.

Gestão compartilhada

A região do Campo Grande conta com aproximadamente 200 mil habitantes distribuídos em 173 bairros e 90 núcleos residenciais. A área ficou muitos anos sem receber melhorias de infraestrutura, mas passou a contar, desde 2005, com uma série de equipamentos e serviços padronizados, viabilizados pela Prefeitura com o apoio da comunidade e da iniciativa privada. Entre eles constam pronto-socorro, escolas, creches, áreas de lazer e muitos trechos viários pavimentados e devidamente sinalizados.

A implantação desse conjunto de obras e serviços públicos e o planejamento de novas ações, vem despertando cada vez mais o interesse do empresariado em instalar empreendimentos habitacionais e comerciais na área, como está ocorrendo também na região do Ouro Verde, no Sudoeste do município, que até o final deste ano também deverá terá seu shopping center.


Corpo de José Alencar é velado em cerimônia aberta

O corpo do ex-vice-presidente José Alencar chegou agora ao Palácio do Planalto, onde será velado no Salão Nobre




O corpo de Alencar será velado até as 23 horas
(Foto: Agência Brasil)
Seis cadetes das Forças Armadas carregam o caixão para subir a rampa
(Foto: Agência Brasil)













O corpo do ex-vice-presidente José Alencar chegou agora ao Palácio do Planalto, onde será velado no Salão Nobre. Seis cadetes das Forças Armadas carregam o caixão para subir a rampa. Na chegada, 21 tiros de canhão deram início à homenagem, com honras de chefe de Estado.

Primeiramente haverá uma missa celebrada pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Dimas Lara. A missa será fechada, contará com a presença apenas de parentes e autoridades. Em seguida, o espaço será aberto para que amigos e admiradores possam se despedir de Alencar.


A viúva, Marisa Alencar, estava ao lado do presidente em exercício, Michel Temer, além do filho Josué. Ao chegar, o corpo de Alencar foi aplaudido por pessoas que aguardavam o início do velório, na praça dos Três Poderes e por todas as autoridades presentes no Palácio do Planalto.


Acompanham a cerimônia, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, entre outras autoridades.


A área em volta do Palácio está cercada com grades que orientam a passagem dos visitantes. Quinze banheiros químicos foram colocados no estacionamento.


Os seguranças do Palácio transportam as diversas coroas de flores enviadas por amigos e admiradores do ex-presidente. Alguns pessoas caminham pela calçada em frente ao local.


Coberto com a bandeira brasileira, o caixão com o corpo do ex-vice-presidente José Alencar chegou à Base Aérea de Brasília um pouco depois das 10h e foi recebido com honras de chefe de estado.


O corpo foi colocado num caminhão aberto do Corpo de Bombeiros, seguiu em cortejo pelo Eixão e depois pelo Eixo Monumental, passando também pela Praça dos Três Poderes até chegar ao Palácio para o velório. O veículo foi escoltado por quatro jipes do Exército, dois carros do combate e 24 batedores.


Na Base Aérea de Brasília, Michel Temer recebeu o corpo junto com a família de Alencar. Estavam presentes também os presidentes do Senado, José Sarney, da Câmara, Marco Maia e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Brito.


O corpo de Alencar será velado até as 23 horas. À noite, haverá outra missa, que poderá contar com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles embarcam de Portugal e a previsão de chegada a Brasília é por volta das 19h.



Pauta da reunião desta quarta-feira (30/03)

Nove projetos devem ser discutidos pelos vereadores

Pauta da reunião desta quarta-feira (30/03)

Reunião de vereadores

PAUTA DOS TRABALHOS DA 16ª REUNIÃO ORDINÁRIA, A SER REALIZADA NO DIA 30 DE MARÇO DE 2011 (QUARTA-FEIRA), ÀS 18:00 HORAS, NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS.


PRIMEIRA PARTE
PEQUENO EXPEDIENTE


1 - Leitura da correspondência recebida e das proposições apresentadas a Casa.
2 - Leitura de informações ou respostas às proposições submetidas à deliberação do Plenário.
3 - Comunicados dos Srs. Vereadores.


SEGUNDA PARTE
ORDEM DO DIA


Incluído na pauta, a requerimento de urgência n. 492/11, devidamente aprovado:


01) 2a. Discussão e Votação, com emenda, do Projeto de Lei n. 649/10, Processo n. 206.888, de autoria do Sr. Vereador Miguel Arcanjo, que “Institui no calendário oficial do Município, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, e dá outras providências”. Parecer n. 196/11 da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável ao projeto e emenda.
Fica instituído no Município de Campinas, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a ser comemorado anualmente no dia 25 de julho. Em julho de 1992, mulheres negras de 70 países participaram do 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e Caribe, em Santo Domingo, na Repíublica Dominicana. O objetivo do encontro foi celebrar a refletir sobre o papel dessas mulheres nos continentes. Emenda a ser votada muda o nome do projeto para “Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Incluído na pauta, a requerimento de urgência n. 493/11, devidamente aprovado:


02) 2a. Discussão e Votação, com emenda, do Projeto de Lei n. 650/10, Processo n. 206.889, de autoria do Sr. Vereador Miguel Arcanjo, que “Institui no calendário oficial do Município, o Dia Internacional de Luta pela eliminação da discriminação racial e dá outras providências”. Parecer n. 197/11 da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável ao projeto e emenda.


Fica instituído em Campinas o “Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial”, a ser observado anualmente no dia 21 de março. O Dia 21 de março foi escolhido em memória do chamado “Massacre de Shaperville”, ocorrido em Johanesburgo, na África do Sul. Naquele dia, em 1960 20 mil jovens negros protestavam contra a lei do passe que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais onde poderiam circular. Mesmo se tratando de uma manifestação pacífica, os jovens foram atacados pela polícia, num conflito que deixou 69 mortos e 186 feridos. Emenda a ser votada muda o nome do projeto para “Dia Municipal pela Eliminação da Discriminação Racial”.


Incluído na pauta, a requerimento de urgência n. 494/11, devidamente aprovado:


03) 2a. Discussão e Votação do Projeto de Lei n. 651/10, Processo n. 206.890, de autoria do Sr. Vereador Miguel Arcanjo, que “Institui no calendário oficial do Município, o Dia da luta pela reparação para o povo negro do Brasil, e dá outras providências”. Parecer n. 217/11 da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável.
Fica instituído em Campinas o “Dia de Luta pela Reparação para o Povo Negro do Brasil”, a ser observado anualmente no dia 13 de maio. De acordo com o parlamentar, o projeto pretende consolidar o entendimento das organizações do Movimento Negro que não mais aceitam o dia 13 de maio como o Dia da Abolição da Escravatura ou Dia de Denúncia do Racismo. Para o Movimento, a data deve ser entendida como “Dia de Luta pela Reparação”, tendo em vista que com o fim do regime escravocrata, os negros foram colocados à margem do processo produtivo, sem qualquer indenização pelo trabalho forçado e gratuito a que foram submetidos aos longo de 350 anos de escravidão.

Incluído na pauta, a requerimento de urgência n. 495/11, devidamente aprovado:


04) 2a. Discussão e Votação, com emenda, do Projeto de Lei n. 652/10, Processo n. 206.891, de autoria do Sr. Vereador Miguel Arcanjo, que “Institui no calendário oficial do Município, o Dia Internacional em memória das vítimas da escravidão e do tráfico transatlântico de escravos, e dá outras providências”. Parecer n. 173/11 da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável ao projeto e emenda.


Fica instituído em Campinas o “Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos”, a ser lembrado anualmente no dia 23 de agosto. De acordo com o parlamentar o projeto tem como objetivo homenagear todas as vítimas da escravidão e assegurar a erradicação dessa prática m todas as suas formas. Emenda a ser votada muda o nome do projeto para “Dia Municipal em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos”.


Incluído na pauta, a requerimento de urgência n. 573/11, devidamente aprovado:


05) 2a. Discussão e Votação do Projeto de Lei n. 09/11, Processo n. 207.128, de autoria do Executivo Municipal, que “Altera o art. 2o. da Lei n. 13.595, de 02 de junho de 2009, que Dispõe sobre a desafetação de área pública municipal, autoriza a concessão de direito real de uso ao Estado de São Paulo e dá outras providências”.
Projeto transfere área de propriedade do Município para a Secretaria Estadual de Segurança Pública para a instalação do 47º Batalhão da Polícia Militar. O título de concessão de direito real de uso será válido pelo período de 50 anos, prorrogável por igual período.

Incluído na pauta, a requerimento de urgência n. 580/11, devidamente aprovado:


06) 2a. Discussão e Votação do Projeto de Lei n. 696/10, Processo n. 207.039, de autoria do Executivo Municipal, que “Dispõe sobre a concessão de subsídios ao sistema de transporte público coletivo e dá outras providências”.
Pelo projeto, o Poder Executivo fica autorizado a subsidiar o transporte público coletivo gratuito de usuários idosos e portadores de deficiência. O valor do subsídio será mensal e determinado, a ser fixado por decreto do Executivo, mediante estudos e apuração de planilhas quantitativas e estatísticas relativas aos usuários que se enquadram nas condições citadas. Os repasses estão condicionados a previsão orçamentária, com contemplação no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, cuja inclusão para o presente exercício fica ora determinada.

07) 1a. Discussão e Votação, adiadas, do Substitutivo Total ao Projeto de Lei n. 280/09, Processo n. 190.013, de autoria do Sr. Vereador Sebá Torres, que “Dispõe sobre a garantia de manutenção e conservação de pavimentação asfáltica no Município e dá outras providências”. Parecer n. 395/09, da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável ao substitutivo total.
A pavimentação e o recapeamento das vias públicas urbanas e rurais de Campinas deverá atender aos padrões de qualidade definidos pelos órgãos técnicos municipais responsáveis, considerando-se, como exigência mínima as normas e os critérios definidos pela Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e os recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), relativas à acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. O vereador justifica o projeto argumentando que a frequência com que a Prefeitura é obrigada a realizar operações tapa-buracos indicam que as normas básicas da construção não foram observadas.


08) Turno Único de Discussão e Votação do Projeto de Lei n. 83/11, Processo n. 207.521, de autoria do Sr. Vereador Rafa Zimbaldi, que “Institui o Dia Municipal de Conscientização da violência contra os idosos no Município de Campinas e dá outras providências”. Parecer n. 184/11, da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, favorável.
Fica instituído o “Dia Municipal de Conscientização da Violência contra os Idosos”, a ser observado no dia 15 de junho. Pelo projeto, o Executivo fica autorizado a estimular e promover campanhas de conscientização social a respeito das diversas formas de violência praticadas com as pessoas idosas.


09) 2a. Discussão e Votação do Projeto de Lei n. 576/09, Processo n. 197.870, de autoria do Sr. Vereador Zé do Gelo, que “Obriga os supermercados e estabelecimentos comerciais congêneres que disponibilizam aos seus usuários carrinho de compras com cadeira, a instalarem dispositivo de segurança para fixação e acomodação segura das crianças”. Parecer n. 319/10, da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável. Parecer n. 506/10, da Comissão de Política Social e Saúde, favorável. Parecer n. 32/11, da Comissão de Economia e Defesa dos Direitos do Consumidor, contrário. Parecer n. 191/11, da Comissão de Finanças e Orçamento, favorável.
Pelo projeto os supermercados e estabelecimentos similares ficam obrigados a disponibilizarem aos clientes um carrinho de compras com cadeira e a instalação de dispositivos de segurança para a fixação e acomodação segura de crianças. Na justificativa o vereador lembra episódio ocorrido na cidade de Cabreúva, região de Sorocaba em que uma criança morreu ao cair de um carrinho. O estabelecimento que não cumprir a lei será notificado, advertido e, na terceira infração, multado em 1 mil UFICs (cerca de R$ 2 mil). A partir daí, a multa dobra e se o problema persistir, haverá cassação do alvará de funcionamento.


10) Matérias adiadas de reunião anterior.


11) Discussão e Votação da Ata


12) Matérias lidas no Expediente e sujeitas à deliberação do Plenário.


TERCEIRA PARTE
GRANDE EXPEDIENTE


Oradores inscritos no Grande Expediente.

terça-feira, 29 de março de 2011

Projeto de lei reduz jornada de trabalho das assistentes sociais

O prefeito, Hélio de Oliveira Santos, na presença de vários profissionais da assistência social que atuam na Prefeitura de Campinas, assinou e encaminhou à Câmara Municipal projeto de lei que dispõe sobre a redução da jornada de trabalho do cargo de Assistente Social no município.

A proposta do prefeito condiz com a Lei Federal nº 12.317/2010 que fixou a jornada de trabalho desses profissionais em trinta horas semanais, sem redução salarial.

Na ocasião, Dr. Hélio ressaltou as especificidades das atribuições do cargo de assistente social cujas atividades muitas vezes são executadas fora das unidades de trabalho dos servidores e em horários distintos dos normalmente praticados na esfera da Administração.

Essa conquista foi um merecido reconhecimento do Governo Federal e do Congresso Nacional, e o município também reconhece a importância do serviço social de qualidade e a necessidade de adequação da nova carga horária para a execução das atividades municipais”, ressaltou Dr. Hélio.

Conforme o prefeito, o projeto de lei que dispunha sobre o mesmo tema foi retirado da Câmara porque incidia numa lei municipal que obrigava a Administração a reduzir o salário dos profissionais. A diferença desse novo texto é que o artigo 2º veda a redução dos vencimentos aos atuais ocupantes do cargo de assistente social.

Temos que reconhecer seis horas como direito dos assistentes sociais em exercer uma atividade específica que lida com uma quantidade de urgência e emergência e vulnerabilidades garantindo o mesmo salário por seis horas de trabalho”, afirmou Dr. Hélio.

Resultado da 15ª reunião da Câmara

Entre os projetos aprovado está o que permite a retirada das ruas de carros abandonados

Resultado da 15ª reunião da Câmara

Campos Filho (à esq.) em plenário

Segue o resultado da pauta dos trabalhos da 15ª reunião ordinária, realizada no dia 28 de março de 2011, no plenário da Câmara Municipal de Campinas.



SEGUNDA PARTE

ORDEM DO DIA



01 – APROVADO

Incluído na pauta, a requerimento de urgência n. 480/11, devidamente aprovado:

2a. Discussão e Votação do Projeto de Lei n. 703/10, Processo n. 207.061, de autoria do Executivo Municipal, que “Desincorpora da classe de bens públicos de uso comum do povo e transfere para a classe de bens dominicais, parte de área pública de propriedade da Prefeitura Municipal de Campinas, autoriza a concessão de uso à Cooperativa de Produção dos Profissionais em coleta, manuseio e comercialização de materiais recicláveis e reutilizáveis ‘Antonio da Costa Santos’, e dá outras providências”. Parecer n. 91/11, da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável.

Projeto altera a classificação de área de 2 mil m2 no loteamento Cidade Satélite Íris II para que possa ser feita a concessão de uso à Cooperativa de Produção dos Profissionais em Coleta, Manuseio e Comercialização de Materiais recicláveis e Reutilizáveis “Antonio Costa Santos”. A concessão será outorgada por um período de 15 anos. A concessão será revogada caso a beneficiária não implemente a cooperativa na área concedida no prazo de dois anos.


02 ) - APROVADO

Incluído na pauta, a requerimento de urgência n. 528/11, devidamente aprovado:

Turno Único de Discussão e Votação do Projeto de Decreto Legislativo n. 47/11, Processo n. 207.331, de autoria do Sr. Vereador Petterson Prado, que “Concede o Título de Cidadão Campineiro a Francisco Zeferino”. Parecer n. 88/11, da Comissão Especial de Honraria, favorável.

Fica concedido Título de Cidadão Campineiro a Francisco Zeferino – considerado um dos precursores na prótese dentária em Campinas. Desde 1965 seu laboratório é uma das referências na área. Zeferino também é um dos fundadores da Associação dos Protéticos de Campinas e Região. Também é orientador de jovens da Comunidade da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora.


03) - APROVADO

Turno Único de Discussão e Votação do Projeto de Decreto Legislativo n. 26/11, Processo n. 207.148, de autoria do Sr. Vereador Sebá Torres, que “Concede a Medalha Exemplo Digno ao Ilmo. Sr. Delegado de Polícia do Estado de São Paulo, Doutor Luiz Paulo de Oliveira Silva”. Parecer n. 121/11, da Comissão Especial de Honraria, favorável.

Projeto concede Medalha Exemplo Digno ao delegado de polícia do Estado de São Paulo, Luiz Paulo de Oliveira Silva, pelos relevantes serviços prestados à cidade na área de segurança pública. Nascido em Batatais-SP passou por vários distritos e hoje é delegado titular do 3º Distrito Policial de Campinas.

04) - APROVADO

Turno Único de Discussão e Votação do Projeto de Decreto Legislativo n. 339/10, Processo n. 205.523, de autoria do Sr. Vereador Arly de Lara Romêo, que “Concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Grupo Royal Palm Hotels & Resorts”. Parecer n. 471/10, da Comissão Especial de Honraria, favorável.

Projeto concede Diploma de Honra ao Mérito ao Grupo Royal Palm Hotels & Resorts, pelos relevantes serviços prestados à cidade na área de hotelaria e eventos. O grupo iniciou suas operações em hotelaria em 1997 e tornou-se uma referência na região. A rede é composta por quatro empreendimentos em Campinas: Royal Palm Plaza Resort, The Palms, Royal Palm Tour e o Royal Palm Residence. O complexo integra a lista dos 17 melhores hotéis de luxo do País.


05) - APROVADO

Turno Único de Discussão e Votação do Projeto de Decreto Legislativo n. 581/10, Processo n. 206.646, de autoria do Sr. Vereador Campos Filho, que “Concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Aeroporto Internacional de Viracopos na pessoa do Presidente da INFRAERO – Infraestrutura Aeroportuária, Sr. Murilo Marques Barboza”. Parecer n. 787/10, da Comissão Especial de Honraria,

favorável.

Projeto concede Diploma de Honra ao Mérito ao Aeroporto Internacional de Viracopos na pessoa do presidente da Infraero Murilo Marques Barboza. No ano passado, o aeroporto comemorou 50 anos da inauguração e hoje ocupa o segundo lugar no ranking de transporte de cargas no país. Além disso, subiu da 19ª para 12ª posição no item que se refere a passageiros transportados.


06) - APROVADO

2a. Discussão e Votação do Projeto de Lei n. 174/10, Processo n. 204.804, de autoria do Sr. Vereador Campos Filho, que “Dispõe sobre a remoção de veículos automotores abandonados no Município de Campinas, nas condições que especifica”. Parecer n. 325/10, da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável. Parecer n. 779/10, da Comissão de Política Urbana, favorável. Parecer n. 35/11, da Comissão de Finanças e Orçamento, favorável.

O projeto pretende criar mecanismos legais no âmbito do município, para que se possa retirar das ruas da cidade, os carros que acabaram abandonados pelos proprietários. Segundo o parlamentar, está se tornando cada dia mais comum na cidade, que veículos sem as condições mínimas de circulação sejam deixados nas ruas por tempo indefinido. De acordo com o vereador, essa situação coloca em risco a saúde pública, porque o carro pode se tornar foco de aglomeração de insetos portadores de doenças como da dengue, por exemplo. Além disso, podem contribuir para a ocorrência de acidentes de pedestres, ciclistas, etc, ou causar outras doenças, como tétano, já que muitos deles possuem peças cobertas pela ferrugem.

O projeto oferece oportunidade ao proprietário para remover o veículo e dar a destinação devida, mas define que, caso não o faça, o trabalho de remoção deverá ficar por conta da EMDEC. As despesas com transporte e destino, além de uma multa no valor correspondente a 500 UFIC, hoje, pouco mais de R$ 1 mil serão cobradas do proprietário.

Para efeitos da lei, serão considerados veículos sem condições de circulação, os carros que apresentarem problemas de conservação, como a falta de vidros, pneus, pneus furados, sem rodas, fuselagem enferrujada, sem motor, sem emplacamento ou sinalização de alerta de providência para conserto.



07) - APROVADO

Turno Único de Discussão e Votação do Projeto de Lei n. 710/10, Processo n. 207.073, de autoria do Sr. Vereador Zé Carlos, que “Denomina Praça José Joareiz de Menezes uma praça do Município de Campinas”. Parecer n. 176/11, da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, favorável.

Projeto denomina Praça José Joareiz de Menezes, uma área pública de 2,3 mil metros quadrados localizada no Conjunto Habitacional Padre Anchieta, no Distrito de Nova Aparecidinha.



08) – APROVADO

Turno Único de Discussão e Votação do Projeto de Lei n. 25/11, Processo n. 207.147, de autoria do Sr. Vereador Campos Filho, que “Denomina Avenida Monsenhor José Antonio Moraes Busch (Padre Busch) uma praça pública do Município de Campinas”. Parecer n. 177/11, da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, favorável.

Fica denominada Avenida Monsenhor José Antônio Moares Bush (Padre Busch) a Estrada Municipal conhecida como Estrada Boa Esperança – que tem início no encontro da Rodovia Dom Pedro, junto ao Viaduto que dá acesso ao loteamento Alphaville Dom Pedro. Nascido em Limeira em 1933, Padre Busch estudo Filosofia no Seminário Central da Imaculada em São Paulo e Teologia na Universidade Gregoriana de Roma, onde foi ordenado presbítero. Membro efetivo da Cadeira 02 da Academia Campinense de Letras, em 2004 foi nomeado Vigário Geral, acumulando as funções de Ecônomo, Procurador Geral, nas funções administrativas e jurídicas da Arquidiocese de Campinas e da Cúria Metropolitana.



09) - APROVADO

Turno Único de Discussão e Votação do Projeto de Lei n. 24/11, Processo n. 207.146, de autoria do Sr. Vereador Arly de Lara Romêo, que “Declara Órgão de Utilidade Pública Municipal o Instituto de Direito Sanitário Aplicado - IDISA”. Parecer n. 178/11, da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, favorável.

Projeto declara órgão de utilidade pública, o Instituto de Direito Sanitário Aplicado – IDISA. Fundado em 1994, o instituto é uma associação civil sem fins lucrativos que atua na promoção der atividades voltadas para a área da Saúde e do Direito.



10) - APROVADO

Turno Único de Discussão e Votação do Substitutivo Total ao Projeto de Lei n. 658/10, Processo n. 206.897, de autoria do Sr. Vereador Campos Filho, que “Acrescenta inciso V ao § 1o. do art. 2o. Da Lei n. 10.881, de 11 de julho de 2001 e dá outras providências”. Parecer n. 182/11, da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, favorável ao substitutivo total.

Projeto acrescenta artigo na lei que homenageia personalidades com placas de bronze na Praça Arautos da Paz. Além dos espaços já existentes em homenagem a Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Francisco de Assis, Madre Teresa de Calcutá e Construtores Anônimos da Paz, fica acrescido o “Espaço Monsenhor José Antônio Moraes Bush e a frase: “Sou pastor da igreja de Cristo”


Pauta da Câmara desta segunda-feira (28/03)

Vereadores vão votar 10 projetos

Pauta da Câmara desta segunda-feira (28/03)

Vereadores em plenário

PAUTA DOS TRABALHOS DA 15ª REUNIÃO ORDINÁRIA, A SER REALIZADA NO DIA 28 DE MARÇO DE 2011 (SEGUNDA-FEIRA), ÀS 18:00 HORAS, NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS.



PRIMEIRA PARTE

PEQUENO EXPEDIENTE



1 - Leitura da correspondência recebida e das proposições apresentadas a Casa.

2 - Leitura de informações ou respostas às proposições submetidas à deliberação do Plenário.

3 - Comunicados dos Senhores Vereadores.



SEGUNDA PARTE

ORDEM DO DIA



Incluído na pauta, a requerimento de urgência n. 480/11, devidamente aprovado:

01) 2a. Discussão e Votação do Projeto de Lei n. 703/10, Processo n. 207.061, de autoria do Executivo Municipal, que “Desincorpora da classe de bens públicos de uso comum do povo e transfere para a classe de bens dominicais, parte de área pública de propriedade da Prefeitura Municipal de Campinas, autoriza a concessão de uso à Cooperativa de Produção dos Profissionais em coleta, manuseio e comercialização de materiais recicláveis e reutilizáveis ‘Antonio da Costa Santos’, e dá outras providências”. Parecer n. 91/11, da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável.

Projeto altera a classificação de área de 2 mil m2 no loteamento Cidade Satélite Íris II para que possa ser feita a concessão de uso à Cooperativa de Produção dos Profissionais em Coleta, Manuseio e Comercialização de Materiais recicláveis e Reutilizáveis “Antonio Costa Santos”. A concessão será outorgada por um período de 15 anos. A concessão será revogada caso a beneficiária não implemente a cooperativa na área concedida no prazo de dois anos.


Incluído na pauta, a requerimento de urgência n. 528/11, devidamente aprovado:

02) Turno Único de Discussão e Votação do Projeto de Decreto Legislativo n. 47/11, Processo n. 207.331, de autoria do Sr. Vereador Petterson Prado, que “Concede o Título de Cidadão Campineiro a Francisco Zeferino”. Parecer n. 88/11, da Comissão Especial de Honraria, favorável.

Fica concedido Título de Cidadão Campineiro a Francisco Zeferino – considerado um dos precursores na prótese dentária em Campinas. Desde 1965 seu laboratório é uma das referências na área. Zeferino também é um dos fundadores da Associação dos Protéticos de Campinas e Região. Também é orientador de jovens da Comunidade da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora.


03) Turno Único de Discussão e Votação do Projeto de Decreto Legislativo n. 26/11, Processo n. 207.148, de autoria do Sr. Vereador Sebá Torres, que “Concede a Medalha Exemplo Digno ao Ilmo. Sr. Delegado de Polícia do Estado de São Paulo, Doutor Luiz Paulo de Oliveira Silva”. Parecer n. 121/11, da Comissão Especial de Honraria, favorável.

Projeto concede Medalha Exemplo Digno ao delegado de polícia do Estado de São Paulo, Luiz Paulo de Oliveira Silva, pelos relevantes serviços prestados à cidade na área de segurança pública. Nascido em Batatais-SP passou por vários distritos e hoje é delegado titular do 3º Distrito Policial de Campinas.


04) Turno Único de Discussão e Votação do Projeto de Decreto Legislativo n. 339/10, Processo n. 205.523, de autoria do Sr. Vereador Arly de Lara Romêo, que “Concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Grupo Royal Palm Hotels & Resorts”. Parecer n. 471/10, da Comissão Especial de Honraria, favorável.

Projeto concede Diploma de Honra ao Mérito ao Grupo Royal Palm Hotels & Resorts, pelos relevantes serviços prestados à cidade na área de hotelaria e eventos. O grupo iniciou suas operações em hotelaria em 1997 e tornou-se uma referência na região. A rede é composta por quatro empreendimentos em Campinas: Royal Palm Plaza Resort, The Palms, Royal Palm Tour e o Royal Palm Residence. O complexo integra a lista dos 17 melhores hotéis de luxo do País.


05) Turno Único de Discussão e Votação do Projeto de Decreto Legislativo n. 581/10, Processo n. 206.646, de autoria do Sr. Vereador Campos Filho, que “Concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Aeroporto Internacional de Viracopos na pessoa do Presidente da INFRAERO – Infraestrutura Aeroportuária, Sr. Murilo Marques Barboza”. Parecer n. 787/10, da Comissão Especial de Honraria,

favorável.

Projeto concede Diploma de Honra ao Mérito ao Aeroporto Internacional de Viracopos na pessoa do presidente da Infraero Murilo Marques Barboza. No ano passado, o aeroporto comemorou 50 anos da inauguração e hoje ocupa o segundo lugar no ranking de transporte de cargas no país. Além disso, subiu da 19ª para 12ª posição no item que se refere a passageiros transportados.


06) 2a. Discussão e Votação do Projeto de Lei n. 174/10, Processo n. 204.804, de autoria do Sr. Vereador Campos Filho, que “Dispõe sobre a remoção de veículos automotores abandonados no Município de Campinas, nas condições que especifica”. Parecer n. 325/10, da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável. Parecer n. 779/10, da Comissão de Política Urbana, favorável. Parecer n. 35/11, da Comissão de Finanças e Orçamento, favorável.

O projeto pretende criar mecanismos legais no âmbito do município, para que se possa retirar das ruas da cidade, os carros que acabaram abandonados pelos proprietários. Segundo o parlamentar, está se tornando cada dia mais comum na cidade, que veículos sem as condições mínimas de circulação sejam deixados nas ruas por tempo indefinido. De acordo com o vereador, essa situação coloca em risco a saúde pública, porque o carro pode se tornar foco de aglomeração de insetos portadores de doenças como da dengue, por exemplo. Além disso, podem contribuir para a ocorrência de acidentes de pedestres, ciclistas, etc, ou causar outras doenças, como tétano, já que muitos deles possuem peças cobertas pela ferrugem.

O projeto oferece oportunidade ao proprietário para remover o veículo e dar a destinação devida, mas define que, caso não o faça, o trabalho de remoção deverá ficar por conta da EMDEC. As despesas com transporte e destino, além de uma multa no valor correspondente a 500 UFIC, hoje, pouco mais de R$ 1 mil serão cobradas do proprietário.

Para efeitos da lei, serão considerados veículos sem condições de circulação, os carros que apresentarem problemas de conservação, como a falta de vidros, pneus, pneus furados, sem rodas, fuselagem enferrujada, sem motor, sem emplacamento ou sinalização de alerta de providência para conserto.


07) Turno Único de Discussão e Votação do Projeto de Lei n. 710/10, Processo n. 207.073, de autoria do Sr. Vereador Zé Carlos, que “Denomina Praça José Joareiz de Menezes uma praça do Município de Campinas”. Parecer n. 176/11, da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, favorável.

Projeto denomina Praça José Joareiz de Menezes, uma área pública de 2,3 mil metros quadrados localizada no Conjunto Habitacional Padre Anchieta, no Distrito de Nova Aparecidinha.


08) Turno Único de Discussão e Votação do Projeto de Lei n. 25/11, Processo n. 207.147, de autoria do Sr. Vereador Campos Filho, que “Denomina Avenida Monsenhor José Antonio Moraes Busch (Padre Busch) uma praça pública do Município de Campinas”. Parecer n. 177/11, da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, favorável.

Fica denominada Avenida Monsenhor José Antônio Moares Bush (Padre Busch) a Estrada Municipal conhecida como Estrada Boa Esperança – que tem início no encontro da Rodovia Dom Pedro, junto ao Viaduto que dá acesso ao loteamento Alphaville Dom Pedro. Nascido em Limeira em 1933, Padre Busch estudo Filosofia no Seminário Central da Imaculada em São Paulo e Teologia na Universidade Gregoriana de Roma, onde foi ordenado presbítero. Membro efetivo da Cadeira 02 da Academia Campinense de Letras, em 2004 foi nomeado Vigário Geral, acumulando as funções de Ecônomo, Procurador Geral, nas funções administrativas e jurídicas da Arquidiocese de Campinas e da Cúria Metropolitana.


09) Turno Único de Discussão e Votação do Projeto de Lei n. 24/11, Processo n. 207.146, de autoria do Sr. Vereador Arly de Lara Romêo, que “Declara Órgão de Utilidade Pública Municipal o Instituto de Direito Sanitário Aplicado - IDISA”. Parecer n. 178/11, da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, favorável.

Projeto declara órgão de utilidade pública, o Instituto de Direito Sanitário Aplicado – IDISA. Fundado em 1994, o instituto é uma associação civil sem fins lucrativos que atua na promoção der atividades voltadas para a área da Saúde e do Direito.


10) Turno Único de Discussão e Votação do Substitutivo Total ao Projeto de Lei n. 658/10, Processo n. 206.897, de autoria do Sr. Vereador Campos Filho, que “Acrescenta inciso V ao § 1o. do art. 2o. Da Lei n. 10.881, de 11 de julho de 2001 e dá outras providências”. Parecer n. 182/11, da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, favorável ao substitutivo total.

Projeto acrescenta artigo na lei que homenageia personalidades com placas de bronze na Praça Arautos da Paz. Além dos espaços já existentes em homenagem a Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Francisco de Assis, Madre Teresa de Calcutá e Construtores Anônimos da Paz, fica acrescido o “Espaço Monsenhor José Antônio Moraes Bush e a frase: “Sou pastor da igreja de Cristo”



11) Matérias adiadas de reunião anterior



12) Discussão e Votação da Ata



13) Matérias lidas no Expediente e sujeitas à deliberação do Plenário.



TERCEIRA PARTE

GRANDE EXPEDIENTE



Oradores inscritos no Grande Expediente.


quarta-feira, 23 de março de 2011

Unesp também investiga curso de cadáveres

Sindicância da universidade vai apurar cursos não autorizados de tanatopraxia em cemitério de Campinas


Vereadores de Campinas também investigam irregularidades

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) abriu uma sindicância para investigar detalhes do curso de tanatopraxia (técnica de conservação de cadáveres) realizado com frequência no necrotério do Cemitério Nossa Senhora da Conceição, nos Amarais, em Campinas. As aulas vendidas como extensão universitária, que tiveram a sua edição mais recente em fevereiro, são organizadas e ministradas pelos professores doutores Oisenyl Tâmega, aposentado da instituição, e Progresso José Garcia, afastado da universidade por motivos de saúde desde o ano passado.

Os dois, que poderão ser ouvidos ainda nesta quarta-feira, estão ligados ao Departamento de Anatomia do Instituo de Biociências da Unesp, sediado em Botucatu (SP), que iniciou um levantamento de informações já no último dia 4, logo após a publicação da primeira reportagem exclusiva do Correio sobre o caso. Um procurador da Unesp ainda está em Campinas para acompanhar de perto os trabalhos de outra sindicância interna, a da Serviços Técnicos Gerais (Setec).

A assessoria de imprensa da universidade informa ainda que está sendo apurada a legalidade dos cursos realizados em Campinas e dos certificados emitidos aos alunos. A Unesp reconhece o curso de tanatopraxia, mas aponta que tinha autorizado oficialmente apenas duas edições dele por ano. A reportagem descobriu que, apenas em 2010, foram anunciados pelo menos oito datas diferentes nos Amarais.

“A Unesp tem um curso de extensão universitária (tanatopraxia) que, segundo está sendo apurado, era realizado duas vezes por ano. A instituição desconhece a existência desse curso de extensão fora da sua programação”, afirma a assessoria. “Se houver provas (de qualquer irregularidade no caso), os professores receberão sanções de acordo com o estatuto e o regimento interno da universidade”, acrescenta a resposta oficial encaminhada por e-mail.

Procurados pela reportagem, tanto Tâmega quanto Garcia não quiseram dar declarações. Em um primeiro contato, há pouco mais de 20 dias, os dois afirmaram que não tinham conhecimento de qualquer irregularidade nos cursos realizados nos Amarais
.

Viaduto do Swiss Park é liberado nesta quarta (23)


O viaduto que dá acesso ao Swiss Park na Avenida São José dos Campos, em Campinas, é liberado ao tráfego nesta quarta-feira (23/03) a partir das 10h.

A liberação marca o início da segunda etapa das obras que foram interrompidas por conta de uma rocha que estava no local. O viaduto teve que ser interditado para a implosão da mesma.

Serão liberados os pontos da Av. São José dos Campos no sentido bairro-Rodovia Anhanguera e a alça do viaduto no sentido Campinas-Interior.

terça-feira, 22 de março de 2011

Presidente da Setec confirma denúncias na Câmara

Tereza Dóro, prestou esclarecimentos no plenário da Câmara de Campinas sobre o escândalo das aulas de tanatopraxia na tarde desta segunda-feira

A presidente da Serviços Técnicos Gerais(Setec), Tereza Dóro, prestou esclarecimentos no plenário da Câmara de Campinas sobre o escândalo das aulas de tanatopraxia na tarde desta segunda-feira (21/03), antes do início da sessão e confirmou todas as denúncias publicadas pelos veículos do Grupo RAC.

Durante a audiência, Tereza também pediu o apoio dos vereadores na apuração da sindicância aberta pela autarquia. As declarações não fazem parte do trabalho da CPI da Setec, mas as gravações serão aproveitadas para contribuir com a investigação, que é presidida por Petterson Prado (PPS).

Clínica

Os vereadores que integram a CPI da Setec pretendem investigar mais a fundo a atuação da Clínica Médica Nossa Senhora da Conceição Ltda., um grupo de quatro médicos e um patologista que responde pela assinatura dos atestados dos corpos que passam pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) — que trata apenas de mortes naturais — no necrotério do Cemitério Nossa Senhora da Conceição, nos Amarais, em Campinas.

Segundo a presidente da autarquia, Tereza Dóro, há mais de 15 anos essa é a única empresa que ganha todas as licitações públicas para atuar no local. “Informações que coletei mostram que outros grupos surgem, mas sempre acabam desistindo de manter seus nomes na concorrência. Gostaria de saber a razão disso”, questionou ela. Tereza ainda informou que a autarquia paga a esta clínica R$ 48 mil por mês.

Um dos médicos do grupo, Luiz César de Almeida, confirmou o fato. “É verdade e isso não é um problema nosso. Mantemos a clínica apenas para atender o SVO. Eles (a Setec) mandam carta-convite, põem anúncio em jornal, mas apenas uma vez apareceu uma outra proposta, que tinha um preço mais alto. As exigências da Administração Pública são muito grandes e difíceis de atender. Além disso, são poucas as pessoas que querem trabalhar com isso. Antigamente, a Setec nos chamava direto para fazer o serviço, mas aí o Tribunal de Contas (do Estado, TCE) informou que não poderia ser dessa forma. Assim, começaram as licitações que só nós participamos”, explicou Almeida.

Uma fonte da reportagem, que trabalha na Setec, apontou que, em alguns momentos, nenhum dos médicos da clínica aparece no necrotério e os atestados de óbito precisam ser levados em viaturas da Prefeitura até as suas casas para serem assinados. “Estamos lá nos 365 dias do ano, 366 quando é bissexto. Não vão todos. Às vezes, um está de plantão, outro não pode, mas sempre um de nós está no local sim”, garantiu Almeida
.

Trecho da Rua Pedro Anderson será fechado nesta terça

Em razão de uma obra da Sanasa, será bloqueada nesta terça-feira, dia 22, a Rua Pedro Anderson, no trecho entre a Rua Maria Umbelina Couto e a Avenida Barão de Itapura, no Guanabara. A interdição se estenderá no período das 9 às 13 horas.

Agentes da Mobilidade Urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) vão apoiar os serviços, sinalizando o bloqueio e orientando motoristas.

A Sanasa executará serviços na rede de esgoto.

A sugestão de desvio/alternativa para motoristas, durante o fechamento, é utilizar as ruas Maria Umbelina Couto, José de Campos Novaes e a Avenida Barão de Itapura.

HMMG organiza III Encontro de Enfermagem

A comissão organizadora do III Encontro Científico Cultural de Enfermagem do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti reuniu-se na tarde desta segunda-feira, dia 21 de março, para discutir o evento deste ano, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de maio. Entre os temas que serão abordados estão ética, motivação, cuidado limpo, cirurgia segura e boas práticas.

O encontro contará com a presença de palestrantes do HMMG e de convidados, como o ex-técnico da Paraolimpíada de Sidney, Marcelo Ribeiro da Luz, que foi Medalha de Ouro e irá falar sobre “superação”. O Conselho Regional de Enfermagem (Coren) também irá participar com uma representante que irá abordar o tema ‘boas práticas’.

“Os profissionais de enfermagem do hospital também irão proferir palestras interessantes. O evento ainda está sendo elaborado e o destaque deste ano será a inscrição solidária que irá destinar os produtos de higiene pessoal arrecadados à Associação dos Voluntários do Mário Gatti”, informou a referência técnica em Enfermagem, Luciana Almada.

Prefeitura retoma ações de manutenção em diversos bairros

A Administração Municipal programou para esta segunda-feira, di 21 de março, com início às 7h, mais uma série de ações de manutenção, beneficiando diversos bairros da cidade.

Com o tempo permanecendo bom, as equipes de trabalho, coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos, agilizarão as atividades para deixar os trechos públicos em ordem.



As ações das equipes, integradas por servidores municipais e reeducandos,
englobam a roçada e capinação do mato nas vias, praças e margens de
córregos, poda de árvores, operação tapa-buracos, limpeza de bocas de lobo e galerias de captação de águas pluviais, entre outras atividades. Em
alguns locais, será feito também o levantamento de terrenos baldios para
notificação dos proprietários.



Programação:

Macrorregião Centro


-Rua Major Telam Coelho e o campo de futebol local - Parque Brasília
-Rua Lauro Vanucci – proximidades da ponte do trecho – Jd. Santa Cândida
-Rua Marques de Abrantes – Taquaral -próximo a Base da Policia Militar

Macrorregião Leste


-Estrada São João que liga Campinas a Jaguariúna e a Estação Carlos Gomes
-Avenida Antonio Carlos Couto de Barros, nas proximidades da Escalibur –
Distrito de Sousas

Macrorregião Sudoeste


-Avenidas Itamarati e Jacaúna - Jd. Aeroporto
-Avenida Brasília – Jd. Roseira
-Avenida Rui Rodrigues, trecho em frente da praça Aires da Costa – Jd
Capivari
-Rua Sandra Bréia – Jd. São Pedro

Macrorregião Noroeste


-Campo de Futebol – Jd. Satélite Íris I

Macrorregião Norte


-Rua Otaviano Alves de Lima - Jd. Chapadão
-Rua Licinia Teixeira e a praça de Esportes - Vila Prost e Souza
-Rua Engº Arthur Penalva - Jd. Rosalia I
-Estrada Jeanine Kaumo Br. Pari
-Avenida João Paulo II e no Teatro Maria Monteiro – Vila Padre Anchieta
-Avenida Luiz de Tela – Bairro Cidade Universitária

Macrorregião Sul


-Rua José Gabeta – Jd. dos Oliveiras
-Rua São Luis do Paraitinga - Jd. Do Trevo
-Rua Paulo Correia Viana defronte - Pq. Jambeiro
-Rua Ademar Pereira de Barros - Vila Formosa
-Rua Oswaldo Antonio Bossoni - Jd. Tamoio
-Ruas dos Cambarás e Humberto Aveliente - Vila Boa Vista

Campinas organiza Fórum Social e do Trabalho para comemorar 1º de Maio


O prefeito de Campinas Hélio de Oliveira Santos participou na manhã desta sexta-feira, 18 de março, em seu Gabinete, de reunião com representantes de centrais sindicais de Campinas e região para discutir os planos de ação para realização, no município, do Fórum Social e do Trabalho, programado para ocorrer no mês de maio, em comemoração ao Dia do Trabalho.

O evento é voltado a gestores públicos, estudantes, sociedade civil organizada (sindicatos, entidades, ONGs, associações, igrejas, instituições e outros) e servidores públicos e tem por objetivo constituir-se como um espaço para reflexão e discussão sobre as perspectivas da retomada do crescimento econômico do país de forma a assegurar a Campinas e região perspectivas de inclusão de uma grande parcela da população no desenvolvimento econômico, social e do mercado de trabalho.

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Sebastião Arcanjo, o Fórum será organizado em torno de mesas temáticas cujos eixos estarão calcados na discussão das políticas de trabalho e renda, assistência e inclusão social, desenvolvimento econômico, educação, sustentabilidade, empreendedorismo e outros relacionados ao universo do trabalhador.

É preciso avançar na proposta de um desenvolvimento econômico que incorpore as demandas sociais de Campinas e região, além de incentivar a implementação de políticas públicas inclusivas apoiadas na prática de sustentabilidade social, econômica, cultural e de governança metropolitana”, disse o secretário.

Na avaliação do prefeito, o 1º de Maio deste ano deve acrescentar às lutas históricas dos trabalhadores uma discussão profunda acerca dos aspectos conjunturais que permeiam o Brasil de hoje e seus reflexos em Campinas e região.

Além do aspecto econômico de grandes projetos de infraestrutura - como o Trem de Alta Velocidade (TAV) e a ampliação do Aeroporto de Viracopos - localizados na nossa região, precisamos discutir como será o impacto desses investimentos sobre o emprego e as novas necessidades do mercado de trabalho”, disse Dr. Hélio.

Outros projetos de infraestrutura que devem ter seus reflexos sentidos na região são as obras relacionadas à realização do Copa do Mundo no Brasil (2014) e das Olimpíadas no Rio de Janeiro (2016), além da exploração do Pré-sal.

O Fórum Social e do Trabalho deve ser realizado entre os dias 2 e 4 de maio, em Campinas, em local a ser definido. Entre os órgãos que fazem parte da comissão organizadora do evento estão a Secretaria de Governo, Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria de Educação, Coordenadoria de Comunicação, Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Fórum Metropolitano do Trabalho e Comissão Municipal de Emprego.