quarta-feira, 30 de maio de 2012

Câmara em Debate vai tratar da pavimentação em Campinas


O programa Câmara em Debate, transmitido pela TV Câmara (Canal 4 da NET) vai discutir nesta quarta-feira, a partir das 16h30, ao vivo, a pavimentação em Campinas.

Inúmeras iniciativas de parlamentares que passam desde indicações para operação tapa-buraco até Projetos de Lei exigindo que o serviço seja feito por responsabilidade das empresas de ônibus nas ruas dos itinerários e outros que tratam da qualidade da massa asfáltica.

Apesar de disso, a reclamação da população continua. Por outro lado, dados da Prefeitura apontam que a operação tapa-buraco é rotina nos serviços da administração pública.

A jornalista Mirna Abreu intermediará o debate entre os vereadores Campos Filho (DEM), Jairson Canário (PT) e Sebá Torres (PSB).

O programa também é transmitido pelo site www.camaracampinas.sp.gov.br.



Fonte: www.camaracampinas.sp.gov.br





Audiência Pública discute pavimentação nas ruas dos itinerários de ônibus


No último sábado (26/05), foi discutido na Câmara Municipal de Campinas o Projeto de Lei do vereador Jairson Canário (PT) que se responsabiliza as empresas de ônibus a fazer a pavimentação dos itinerários, onde ainda não há ruas asfaltadas. Além disso, as empresas também terão que fazer a manutenção das ruas já pavimentadas por onde passam os ônibus.

De acordo com o autor da matéria, o valor da tarifa em Campinas é uma das mais altas do país, o que justifica o investimento do empresário de transporte em manter as mínimas condições para explorar o serviço na cidade. “Nós não conseguimos entender porque as empresas que produzem as peças para manutenção estão aqui e a passagem em Belém do Pará é muito mais barata, por exemplo”.

O presidente da Transurc, a associação que une as empresas de transporte urbano em Campinas, justificou o preço da tarifa com o trânsito saturado e custos de manutenção, além do tempo de percurso devido ao congestionamento de veículos. “Temos mão-de-obra especializada, serviços de manutenção. O sistema de Campinas é totalmente tarifado. Tudo que se jogar como ônus na empresa licitada, com certeza isso irá para o valor da tarifa”, lembrou.

O advogado da Transurc Ivan Lima, analisou com receio esse projeto e disse que a proposta tem que ser do prefeito. “Obrigar as empresas que não tem a mínima experiência nisso é criar um problema secundário como a responsabilidade por um serviço mau feito, por exemplo. Toda vez que é acrescido um custo ao sistema é de atribuição do prefeito municipal”, 

O técnico da Emdec, a empresa que gerencia o trânsito e o transporte em Campinas, Pedro Meloni, se mostrou preocupado com que o preço do asfalto possa ser passado para o valor da passagem de ônibus. “Se a pavimentação for uma obrigatoriedade do empresário ele não vai diminuir seu lucro e, com certeza, vai repassar seu custo para a tarifa e minha preocupação é aumentar o preço da tarifa”, 

O presidente da Comissão de Mobilidade Urbana e Transporte da Câmara, vereador Josias Lech (PT), apresentou uma proposta como saída para que o projeto disse que há como encontrar saídas para que o projeto seja viável em Campinas. “Se o operador tiver que aportar o custo da autorga o recurso vai para a Prefeitura e terá que usar o valor para a pavimentação, sem usá-lo para outros serviços”, propôs.
Algumas emendas devem ser apresentadas antes que o projeto vá para a votação do mérito.



Fonte: www.camaracampinas.sp.gov.br

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Campeonato de Base terá disputa entre 59 equipes masculinas


O 4º Campeonato Municipal de Futebol vai ter sua abertura oficial às 8h do sábado, dia 26 de maio, no Cerecamp (antigo campo da Mogiana), à rua Cândido Gomide, 186, Guanabara. Na oportunidade haverá desfile das 59 equipes inscritas na competição, com execução do Hino Nacional e demais formalidades.

A decisão foi tomada durante o congresso técnico da competição, ocorrido na noite da última quinta-feira, dia 17 de maio, na Estação Cultura. Na oportunidade foi realizado o sorteio das chaves das categorias masculinas sub-12 (16 equipes), sub-14 (20) e sub-16 (12), além de outros debates e esclarecimentos entre os organizadores e os representantes das equipes participantes presentes, segundo Wilson Vianna, coordenador de Esportes Educacionais da Secretaria de Esportes e Lazer.
Ele informou ainda que foram postergadas as resoluções referentes as categorias femininas sub-15 e sub-17 em vista ao baixo número de inscrições feitas no prazo regular. No entanto, o coordenador garantiu que o torneio feminino será realizado.
No masculino, as partidas serão realizadas sempre aos sábados de manhã, de 2 de junho a 30 de julho, quando acontecerão as decisões das três categorias. As equipes competirão entre si em cada uma das quatro chaves de cada categoria, classificando os dois melhores colocados para as fases eliminatórias.
Confira os grupos
Sub-12
Grupo A – Flamengo da Praça de Esportes Santa Mônica, Vila Sport Clube, Clube Municipal Roberto Ângelo Barbosa e Projeto Bugrinho Aurélia.
Grupo B – Boca Juniors Campinas, Corinthians do Campo Grande, Unidos do Capivari e Sete Cores da Praça de Esportes Mário Bosco.
Grupo C – Sport Club da Periferia, D. M. J. do Parque Oziel, São José de Miracema e Santa Cruz do Centro Social Formação.
Grupo D – Sesi Santos Dumont, Corinthians Centro, Projeto Bugrinho Estádio e Grêmio Paranapanema.
Sub-14
Grupo A – Flamengo da Praça de Esportes Santa Mônica, Vila Sport Club, Clube Municipal Roberto Ângelo Barbosa Projeto Bugrinho Aurélia e Associação dos Servidores.
Grupo B – Boca Juniors Campinas, Corinthians do Campo Grande, Unidos do Capivari, Sete Cores da Praça de Esportes Mário Bosco e Projeto Nápoli F. C..
Grupo C – Sport Club da Periferia, D. M. J. do Parque Oziel, São José de Miracema, Escola de Futebol Cidade Pontepretana e Praça de Esportes Tancredo Neves.
Grupo D – Sesi Santos Dumont, Corinthians Centro, Projeto Bugrinho Estádio, Grêmio Paranapanema e Real Primavera.
Sub-16
Grupo A – Flamengo da Praça de Esportes Santa Mônica, Vila Sport Clube e Clube Municipal Roberto Ângelo Barbosa.
Grupo B – Boca Juniors Campinas, Corinthians do Campo Grande e Unidos do Capivari.
Grupo C – Sport Club da Periferia, D. M. J. do Parque Oziel e São José de Miracema.
Grupo D – Sesi Santos Dumont, Corinthians Centro e Projeto Bugrinho Estádio.
Grupo E - Projeto Bugrinho Aurélia, Associação dos Servidores e Ajax F. C.
Grupo F - A. E. Mario Bosco, Projeto Napoli F. C. e Sesi Amoreiras.
Grupo G - Força Jovem Campinas, Praça de Esportes Tancredo Neves e Bonfim R. S. F. C.
Grupo H - Real Primavera e S. E. Primo Castelli.


Fonte: www.campinas.sp.gov.br

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Projeto quer que concessionárias asfaltem ruas dos itinerários

Por iniciativa do vereador Jaírson Canário (PT), a Câmara Municipal de Campinas realiza no dia 26 de maio, a partir das 9 horas, audiência pública para debater o projeto de lei 93/2012, que muda o sistema da prestação de serviços pelas concessionárias do transporte coletivo.
O projeto prevê que, a partir das novas licitações para a exploração do serviço, as empresas de ônibus fiquem responsáveis pela pavimentação e manutenção de ruas e avenidas dos itinerários, que ainda não sejam asfaltadas.
De acordo com o vereador, essa seria uma contrapartida justa a ser implementada de forma a garantir melhor prestação do serviço a áreas de cidade que ainda sofrem com a falta de infraestrutura. “Nós não queremos mudar nenhum contrato em vigor. Estamos propondo que a mudança seja incluída nas próximas licitações. Quando uma empresa entrar para disputar o serviço, saberá sobre a exigência e poderá se preparar”, diz o vereador. “Além disso, acreditamos que o empresariado precisa dar sua contrapartida social no desenvolvimento da cidade”, acrescentou.
A audiência pública acontece no dia 26 de maio, a partir das 9 horas, no Plenário da Câmara e é aberto ao público.


Fonte: www.camaracampinas.sp.gov.br

CONVITE DA AUDIÊNCIA PÚBLICA


AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE IRÁ ACONTECER NO PRÓXIMO SÁBADO DIA 26 ÀS 9:00 DA MANHÃ, SOBRE O PL. 93/12 ONDE AS EMPRESAS DO TRANSPORTE PÚBLICO DE CAMPINAS ASSUMAM O ÔNUS DA PAVIMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS ITINERÁRIOS URBANOS.


terça-feira, 22 de maio de 2012

Exposição ao bisfenol A em grávidas eleva risco de câncer de mama


Contato com o composto químico, presente em diversos produtos de plástico, pode levar ao desenvolvimento de glândulas mamárias alteradas.




O bisfenol A é um desregulador endócrino, ou seja, uma vez no organismo, imita a ação de hormônios, elevando problemas de saúde como obesidade e puberdade precoce. Estudos anteriores já haviam mostrado que camundongos expostos a pequenas quantidades de BPA tiveram alterada a estrutura de suas glândulas mamárias e foram levados a lesões pré-cancerosas.

Nessa pesquisa, parte das fêmeas grávidas selecionadas para o estudo foi exposta ao BPA. Para isso, elas recebiam diariamente um pedaço de fruta que continha a substância quando estavam no período da gestação equivalente ao terceiro trimestre em humanos. Depois, os pesquisadores compararam suas glândulas mamárias logo após seus filhotes terem nascido às glândulas dos animais que não haviam entrado em contato com o composto. A equipe observou que as fêmeas expostas ao BPA apresentaram alterações no desenvolvimento e na estrutura das glândulas mamárias que são associadas a um maior risco de câncer de mama.

De acordo com os pesquisadores, é possível concluir que a exposição ao BPA durante a gestação pode ser prejudicial para o desenvolvimento das glândulas mamárias e pode desencadear lesões capazes de levar a um câncer de mama.


Fonte: www.gp1.com.br

Exposição ao bisfenol A no início da vida afeta aprendizado na idade adulta


Ao testar os efeitos da controversa substância química bisfenol A (BPA) em peixes-zebra (paulistinha), a equipe do cientista Daniel Weber da Universidade de Milwaukee, nos Estados Unidos, se encontrou em um território familiar.
Resultados do estudo demonstraram semelhanças aos identificados quando os peixes foram expostos ao mercúrio durante o estágio inicial de desenvolvimento.
Os cientistas puderam observar profundas alterações comportamentais que ocorreram não apenas o desenvolvimento inicial, mas também na idade adulta.
Como a exposição ao mercúrio durante o desenvolvimento, os peixes adultos expostos a pequenas quantidades de BPA durante a fase embrionária apresentaram problemas de aprendizagem e memória, em comparação aos que não foram expostos ao composto.
O estudo piloto é o primeiro a identificar um efeito neurocomportamental do BPA utilizando um modelo de peixe-zebra exposto a concentrações comparáveis às que os seres humanos encontram no ambiente.
"O que foi surpreendente é que a exposição só aconteceu na fase embrionária", diz Weber, que continua: "de alguma forma a fiação no cérebro tinha sido permanentemente alterada por ele."

Zebrafish como sentinelas

BPA é amplamente utilizado em embalagens de alimentos de plástico e forros de contentores. Relatos conflitantes sobre sua segurança tornaram objeto de debate público vigoroso.
A questão é a quantidade de exposição. Alguns trabalhos apontam que o risco de exposição ao BPA só existe em concentração superiores às encontradas no ambiente.
No entanto, resultados do presente estudo sugerem que as concentrações mais baixas podem ser mais potentes durante exposições no início da vida.
A pesquisa testou três diferentes - pequenas - quantidades consideradas ambientalmente relevantes.
O composto, que imita o hormônio estrógeno, foi adicionado para o ambiente aquático de embriões de peixes em seus dois primeiros dias de vida.
Em seguida, eles foram devolvidos à água potável para os dez meses que se seguiram enquanto se desenvolviam para a meia-idade adulta.
Os peixes-zebra amadurecem em pouco meses, por este motivo são modelos úteis para se testar os efeitos da toxicidade ao longo da vida.
Os cientistas também são capazes de controlar as condições e tempo de exposição com os peixes-zebra porque os embriões podem viver fora da mãe.
Os pesquisadores observam que as baixas quantidades de BPA utilizadas na pesquisa não são suficientes para causar malformações físicas ou defeitos cardíacos.
Mas o estudo indica que mesmo sem anormalidades físicas,déficitis comportamentais ainda podem ocorrer.

O exame

Usando um labirinto em forma de T, Weber liberou peixes adultos que foram expostos ao BPA quando embriões na base do T e os condicionou a escolher o braço esquerdo do cruzamento. Ele então inverteu a tarefa, condicionando-os a escolher o certo.Levou sete de dez ensaios para um peixe não exposto aprender isso.
Já o peixe exposto levou de duas a três vezes mais tempo para aprender a tarefa. Quase nenhum dos peixes expostos a níveis mais elevados de BPA aprenderam a mesma primeira parte da tarefa.(Isaude.net)

Fonte: www.douradosoagora.com.br

Audiência Pública sobre o PL. 93/12 de autoria do Vereador Jaírson Canário



Sindicalista Edson Pereira da Silva dá nome ao CPAT - Campinas



Foi aprovado na noite de desta segunda-feira (21/05) na 30º Reunião Ordinária no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, o projeto de lei nº 155/12, processo 210.364 de autoria do Vereador Jaírson Canário que denomina Edson Pereira da Silva o Centro Público de Apoio ao Trabalhador – CPAT. 



Biografia - Edson Pereira da Silva

Edson Pereira da Silva nasceu em 09 de maio de 1965, na cidade da Santa Clara D'oeste, no estado de São Paulo, filho do Sr. Gervasio Pereira da Silva e da Sra. Dirce Santos Silva. Ainda jovem viveu no estado do Mato Grosso e nas cidades de São Paulo e Santa Fé.

No final da década de 70, já com 16 anos, Edson Pereira da Silva mudou-se com a família para a cidade de Campinas, onde trabalhou para varias empresas de transporte como Viação Campo Elíseos, VBTU Transportes e Serviços, EMDEC e Tugran e desempenhou inúmeras funções: cobrador, fiscal, mecânico e motorista.

Edson Pereira da Silva sempre foi militante sindicalista, chegando a Diretor do Sindicato dos condutores de Campinas e Região. Dentre tantas lutas de sua categoria por melhores condições de trabalho, dedicou sua vida a organização e liberação dos trabalhadores.

A vida deste jovem que sonhou e lutou por melhores  condições de trabalho para sua categoria  foi tragicamente ceifada. Em 13 de Abril de 1994, aos 28 anos, Edson Pereira da Silva foi atingido por dois tiros na porta da garagem da Empresa de ônibus  VBTU, durante assembléia  da campanha salarial. Foi socorrido e faleceu no dia 14 de abril de 1994.

Houve uma grande mobilização, todos os trabalhadores do setor de transporte público coletivo, motoristas, cobradores, fiscais, mecânicos, entre outros, promoveram grande paralisação de todo o complexo do transporte público coletivo, os trabalhadores foram para as ruas  da cidade de Campinas pedir por justiça pelo assassinato de Edson Pereira da Silva, um diretor do sindicato dos Condutores de Campinas e Região, em assembléia, na porta da garagem da Empresa VBTU.

O responsável pelos disparos foi identificado e processado, no entanto a perda de Edson Pereira da Silva é irreversível. Foi sentida por todos os militantes que acreditam e lutam por um mundo melhor e mais justo.

Edson Pereira da Silva deixou quatro filhos ainda muito jovens, Alexandre Pereira da Silva, Robson Pereira da Silva, Edson Pereira da Silva Júnior e Edna Fernanda, esta que estava para nascer, nem mesmo conheceu o pai.

Mesmo com o fim da ditadura militar e o advento da Constituição Federal cidadã de 1988, as práticas repressivas aos movimentos de luta dos trabalhadores sempre foram ferrenhas e ceifaram muitas vidas, como o caso dos rurais de Leme (1986), Chico Mendes (1988) , massacre do Eldorado dos Carajás (1966) e tantos outros casos pelo Brasil a fora.

Por esta razão que indicamos o nome do Sr. Edson Pereira da Silva para dar nome ao CPAT - Centro Público de Apoio ao Trabalhador


Prefeitura e Secretaria de Habitação entregam 50 casas na Gleba B


A Prefeitura, através da Secretaria de Habitação (Sehab) e da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), em parceria com o Governo Federal, promoveu na manhã desta segunda-feira, dia 21 de maio, o início da entrega das chaves de 50 unidades habitacionais implementadas na Gleba B, região do Parque Oziel.

A iniciativa faz parte das ações previstas no Programa de Aceleração do Crescimento do entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos (PAC Viracopos) e o evento contou com as presenças do secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Clélio Leme, do secretário de Infraestrutura, Dirceu Pereira Júnior, do presidente da Sanasa, Marco Antonio dos Santos, representantes da Caixa Econômica Federal, da Construtora Riwenda, Vereador Canário e Leonice da Paz e demais autoridades.


As primeiras 20 unidades já haviam sido entregues, num total de 71 casas sorteadas no último dia 18 de abril e as unidades restantes serão disponibilizadas aos moradores ao longo desta semana.
 

As casas são destinadas a famílias que viviam na própria Gleba B e no Parque Oziel, em áreas de risco e de Preservação Permanente (APP) e a entrega das casas cumpre a demanda por moradias na região, que consta do cadastro habitacional da secretaria desde 2006.
No evento, que aconteceu na Rua 13, o secretário Clélio Leme disse que o prefeito Pedro Serafim não pode estar presente por causa de outros compromissos, mas que ele recomendou que as pessoas entrassem em suas casas com o pé direito e que festejassem, porque a entrega de moradias não vai parar. “O prefeito Pedro serafim está empenhado em obter verba federal, como esses R$ 8 milhões aplicados nesta obra do PAC Viracopos, no sentido de construir novas casas para vocês. Eu só peço a colaboração da comunidade daqui para que as casas sejam conservadas, porque o processo não acabou. Nossa meta é entregar muitas casas ainda, através do PAC e do Programa Minha Casa Minha Vida”, pontuou Leme.


Para o mecânico Gilberto de Oliveira, um dos contemplados desta manhã, uma vida nova começa a partir de agora. “Eu estou feliz porque minha esposa e meus três filhos agora têm um teto. Estamos iniciando uma nova jornada”, afirmou.

A professora de dança Simone Mota Gonçalves também estava feliz. “Minha família é grande, pois somos em seis e, na verdade, eu precisava de uma casa maior. Mas tenho de admitir que este já é um começo, um bom começo e o primeiro passo já foi dado. Já ensinei os meus filhos de que precisamos preservar este patrimônio e tocar a vida pra frente”, salientou Simone.

A construtora responsável pela execução da obra é a Riwenda e cada unidade tem 39,32 m2 com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro.



Fonte: www.campinas.sp.gov.br

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Audiência Pública dia 26 de Maio de 2012 às 9:00 - PARTICIPE ...

Vereador Jairson Canário propôs o Projeto de Lei que traz alternativas à  dificuldade  e  demora  no desenvolvimento  dos  projetos  de  asfalto comunitário.  O  PL  93/12  prevê  que  as empresas que concorrem às novas licitações na cidade de Campinas para exploração do serviço de transporte público, assumam o ônus  da  pavimentação  e  manutenção  dos itinerários, pois são beneficiários diretos do bom estado das vias pelas quais circulam.

O Vereador Canário, ao longo de sua jornada política como militante popular, luta pela melhor qualidade de vida daqueles que moram nos bairros populares de nossa Cidade. O PL n.º 93/12 recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Legalidade da Câmara Municipal e foi   na primeira votação, e o próximo passo será a Audiência Pública  APROVADO que será realizado no dia 26 de Maio às 9:00 da manhã, no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, que fica na Avenida Engenheiro Roberto Mange Nº 66 ‐ Ponte Preta.

PAUTA DOS TRABALHOS DA 27ª REUNIÃO ORDINÁRIA, A SER REALIZADA NO DIA 09 DE MAIO DE 2012 (QUARTA-FEIRA), ÀS 18:00 HORAS, NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS.

PRIMEIRA PARTE
PEQUENO EXPEDIENTE

1 - Leitura da correspondência recebida e das proposições apresentadas a Casa.
2 - Leitura de informações ou respostas às proposições submetidas à deliberação do Plenário.
3 - Comunicados dos Senhores Vereadores.


SEGUNDA PARTE

ORDEM DO DIA


01) Turno único de discussão e votação do veto parcial ao projeto de lei 259/10, processo 205.278, de autoria do Senhor Petterson Prado, que “proíbe, no Município de Campinas, a prática de atos que constituem perigo ou obstáculo para o trânsito, em vias urbanas, sinalizadas por semáforo ou não, e dispõe sobre o encaminhamento de população de rua e pessoas carentes, que estejam praticando tais atos às competentes entidades assistenciais”. 


O veto parcial refere-se ao Inciso I do artigo 1º, que proíbe a distribuição de folhetos de propagandas e similares e aos artigos 4º, 5º, 6º e 10º da proposta.
No que diz respeito à proibição de distribuir folhetos, o Executivo argumenta que trata-se de atribuição da Setec, suprimindo grande fonte de receita da autarquia. A atividade é regulamentada pela Lei 8.745/96.
Os demais artigos dizem respeito a atribuições da Setec e impedem a autorização e controle dos serviços de caçambas e ambulantes em geral, o que reduzem a receita da autarquia, o que é constitucionalmente vedado.

Incluído na pauta, a requerimento de urgência nº 747/12, devidamente aprovado:
02) Turno único de discussão e votação do projeto de lei 188/12, processo 210.537, de autoria do Senhor Antonio Flôres, que “denomina Praça '5º Grupo de Canhões 90MMS. Antiaéreo 1954-1975' uma praça pública do Município de Campinas”.
A proposta denomina o Parque 3, com área de 11.758 m², no Jardim Chapadão, perimetrado pelas Ruas Cônego Manoel Garcia, Monte Líbano e Avenida João Erbolato.

Incluído na pauta, nos termos do artigo 144 do Regimento Interno:
03) 2ª discussão e votação do projeto de lei 421/11, processo 209.129, de autoria do Senhor Petterson Prado, que “cria o Cadastro Municipal de Empresas Irresponsáveis com o Município de Campinas, dispõe sobre a impossibilidade de tais empresas atuarem em novos empreendimentos no Município e dá outras providências”. Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável.
Pelo projeto serão inscritos neste cadastro as empresas que tenham lesado os munícipes por terem abandonado a implementação, construção ou incorporação de empreendimentos imobiliários aprovados, sem indenizar adequadamente todos seus compradores; lesar consumidores através de reiteradas práticas comerciais ilegais e lesar o meio ambiente de forma habitual. As empresas e todas aquelas que compõem seu grupo econômico não poderão atuar no município enquanto não sanarem adequadamente todos os prejuízos que ensejarem sua inscrição.

04) 2ª discussão e votação do projeto de lei 156/11, processo 207.804, de autoria do Executivo Municipal, que “desincorpora da classe de bens públicos de uso comum do povo e transfere para a classe de bens especiais área de propriedade da Municipalidade necessária à instalação de Unidade Educacional”. Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável. Parecer da Comissão de Política Urbana, favorável. Parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, favorável.
A matéria permite a doação de parte da Praça 1 no Jardim Esmeraldina para a construção de unidade educacional naquele local.

05) 2ª discussão e votação do projeto de lei 505/09, processo 195.962, de autoria do Senhor Antonio Francisco O Politizador dos Santos, que “revoga o parágrafo único do artigo 6º, acrescenta os artigos 6A, 6B, 6C e altera o artigo 7º da Lei nº 12.300, de 20 de junho de 2005, que 'dispõe sobre critérios para a venda de 'tinta spray' no Município de Campinas, estabelece sanções para os pichadores e seus representantes legais e dá outras providências”. Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável. Parecer da Comissão de Política Urbana, favorável. Parecer da Comissão de Administração Pública, favorável. Parecer da Comissão de Assuntos de Segurança Pública, favorável. Parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, favorável.
A proposta revoga o parágrafo único do artigo 6º que diz “O órgão competente da Municipalidade promoverá campanha educativa e de divulgação dos dispositivos desta lei, nas escolas do Município, bem como, nos meios de comunicação que julgar conveniente, com vistas a efetivar a participação de adolescentes e jovens em palestras e seminários voltados à conscientização da conservação e preservação do patrimônio público e dos princípios da cidadania”.
Os artigos 6A, 6B e 6C autorizam o Poder Executivo a criar, através da Secretaria Municipal de Educação, o Programa Antipichação, além do desenvolvimento de campanhas permanentes educacionais nas escolas do município. As escolas estaduais e particulares deverão fazer convênios com a Secretaria de Educação para participar do programa. O artigo 6C prevê ainda a parceria com empresas, sindicatos, associações e comércio em geral para a realização das campanhas.
A alteração do artigo 7º permite que as despesas com a presente lei corram por dotações orçamentárias próprias, bem como das parcerias com as empresas e comércio.

06) 1ª discussão e votação do projeto de lei 158/12, processo 210.367, de autoria dos Senhores Arly de Lara Romêo, Professor Alberto e Dário Saadi, que “institui o programa permanente de conscientização nas escolas públicas municipais e privadas no Município de Campinas sobre o consumo de frutas, verduras e legumes e dá outras providências”. Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável.
Pela proposta os profissionais do Departamento de Apoio à Escola da Secretaria Municipal de Educação farão uma palestra a cada três trimestre aos alunos, com o objetivo de expor os benefícios da alimentação saudável, podendo ser realizada a distribuição de folhetos informativos, convidando os alunos a substituírem alimentos industrializados por naturais. Poderão ser firmadas parcerias com a iniciativa privada e hortifrutis da cidade para a viabilização do programa.

07) Turno único de discussão e votação do projeto de decreto legislativo 525/11, processo 209.733, de autoria do Senhor Luiz Henrique Cirilo, que “concede o Diploma de Mérito Jurídico ao Advogado Wilson Cesca”. Parecer da Comissão Especial de Honraria, favorável.
O advogado Wilson Cesca tem mestrado em Concentração Direito Civil. Foi professor da USF de Bragança Paulista, tem diversos trabalhos publicados e foi membro da Comissão de Disciplina e Ética e da Comissão de Valorização do voto da Ordem dos Advogados do Brasil – subsecção Campinas durante seis anos. Representou a Arquidiocese de Campinas na Comissão Nacional de Justiça e Paz. Atualmente é agente da pastoral da Igreja Santa Rita de Cássia, exercendo a coordenação da pastoral do Batismo.

08) Turno Único de discussão e votação do projeto de decreto legislativo 293/11, processo 208.389, de autoria do Senhor Paulo Oya, que “concede o 'Diploma de Mérito Cristão Pastor João Batista Martins de Sá' ao Pastor Marcos Jair Ebeling’”. Parecer da Comissão Especial de Honraria, favorável.
Todos os passos de vida pessoal e profissional do Pastor Ebeling estão centrados na atuação pastoral, participando de atividades e ONG's em defesa da vida e na Comunidade Cristã Luterana. Desde 2009 está em Campinas e realiza trabalho de evangelização com crianças pela contação de histórias e ensino de música; visita a idosos em casas de repouso e em suas residências, bem como a orientação e o aconselhamento de pessoas.

09) Turno único de discussão e votação do projeto de decreto legislativo 105/12, processo 210.156, de autoria do Senhor Antonio Francisco O Politizador dos Santos, que “concede o Diploma de Honra ao Mérito para Henrique de Oliveira Junior. Parecer da Comissão Especial de Honraria, favorável.
A homenagem é devido à contribuição de Oliveira Júnior como cineastra e escritor. Nascido em Valinhos, em 1939 abriu um cinema em Sousas – o Cine Santo Antônio. Em 1949 foi contratado pela Prefeitura de Campinas para organizar o setor de fotos e filmes e realizar sessões cinematográficas de caráter recreativo e educativo nos bairros, escolas e no Teatro Municipal Carlos Gomes. É um dos fundadores do Cine Clube de Campinas e entre diversas atividades participou de várias jornadas de cinema pelo país.

10) Turno único de discussão e votação do projeto de lei 496/11, processo 209.601, de autoria do Senhor Artur Orsi, que “denomina Rua Benevides Gonçalves de Souza uma via pública do Município de Campinas”. Parecer da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, favorável.
A proposta denomina Rua Benevides Gonçalves de Souza a Rua 04 do Jardim Bassoli.

11) Turno único de discussão e votação do projeto de lei 500/11, processo 209.625, de autoria do Senhor Thiago Ferrari, que “denomina Praça Soldado Fernando Vieira uma praça pública do Município de Campinas”. Parecer da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, favorável.
A proposta nomeia como Praça Soldado Fernando Vieira o sistema de lazer 4 do Jardim Bassoli.

12) Turno único de discussão e votação do projeto de lei 502/11, processo 209.627, de autoria do Senhor Dário Saadi, que “denomina Rua Monsenhor Thiers Pelice Lício uma via pública do Município de Campinas”. Parecer da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, favorável.
A proposta nomeia como Rua Monselhor Thiers Pelice Lício a Rua 06 do Jardim Bassoli.

13) Matérias adiadas de reunião anterior

14) Discussão e Votação da Ata

15) Matérias lidas no Expediente e sujeitas à deliberação do Plenário

TERCEIRA PARTE

GRANDE EXPEDIENTE


Oradores inscritos no Grande Expediente.

Campinas, 03 de maio de 2012. 


Fonte: www.camaracampinas.sp.gov.br

terça-feira, 8 de maio de 2012

Campinas vacinou 22,3 mil pessoas contra a gripe no sábado

O balanço geral da vacinação contra a gripe em Campinas no sábado, dia 5 de maio, fechou em 22.343 doses aplicadas em toda a cidade, o que corresponde a 11,57% do total de 193 mil pessoas que podem ser vacinadas pela Secretaria de Saúde.

Os números foram resultado do esforço da Secretaria, que disponibilizou 171 pontos de vacinação no sábado, dia de abertura da campanha. A partir desta segunda-feira, dia 7 de maio, até o dia 25 de maio, término da campanha, os 63 Centros de Saúde farão a aplicação das vacinas.

A campanha pretende vacinar o grupo prioritário, que corresponde a pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças que tenham idade entre seis meses e menores de dois anos, indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos como diabéticos.

Na cidade, a meta é vacinar cerca de 154 mil pessoas, que correspondem a 80% da população dentro do grupo prioritário. Ou seja, da meta, 14,5% já foram vacinados.

Foram 3.920 crianças, 864 funcionários da saúde, 1.254 gestantes e 16.305 pessoas com 60 anos ou mais vacinadas. A previsão é que até o dia 10 de maio sejam vacinadas 74 mil pessoas.

A enfermeira sanitarista da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), Maria Alice Sato, reforçou o recado do prefeito Pedro Serafim na abertura da Campanha, quando ele garantiu que a vacina é segura para as grávidas. “É muito importante as grávidas se vacinarem porque elas foram o grupo mais afetado em relação à gravidade dos quadros. O vírus desta vacina é inativo, o que garante que ele não faz mal”, garantiu Maria Alice.

Vacina

A vacina é trivalente, imuniza contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B. A vacinação contra a gripe é segura, eficaz, não transmite o vírus e é um dos meios de proteger esse grupo de risco contra complicações que a doença pode trazer, como pneumonias. Ela causa ainda impacto na diminuição das internações hospitalares. Para tomar a vacina é necessário levar a caderneta de vacinação.

No Brasil, as campanhas de vacinação contra a gripe na população idosa são realizadas desde 1999, sempre entre os meses de abril e maio, período que antecede o inverno, a época de maior incidência de circulação do vírus. A partir de 2010 foram introduzidos os demais grupos na campanha de vacinação nacional.

Dois meses após a vacinação o organismo humano apresenta os maiores níveis de anticorpos contra a doença, assim quando há o aumento da ocasião de incidência as pessoas estarão protegidas. Dentro de quinze dias após a vacinação as pessoas já estão imunizadas.

Saúde Bucal

Até o dia 25 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde também promove a 11ª Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal. Organizada em âmbito estadual pela Secretaria de Estado da Saúde, a campanha foi planejada de modo a envolver, principalmente, a população com idade acima de 60 anos.

Os usuários dessa faixa de idade serão convidados a fazer o exame clínico nos tecidos moles da boca, como língua, lábio e bochecha. Os casos diagnosticados com lesões serão encaminhados para tratamento nas próprias unidades de saúde. Na eventualidade de algum exame apresentar suspeita de malignidade, o paciente será encaminhado para as referências especializadas junto aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) do Ouro Verde e do Florence, além da Clínica de Diagnóstico Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC).

O diagnóstico preventivo aumenta em 80% as chances de cura da doença e que o exame do profissional do sistema de saúde é rápido e indolor. Haverá material educativo para ser utilizado durante as ações preventivas e distribuído aos participantes. Em 2011 foram examinados 26.974 usuários, sendo que deste total, 25.397 apresentaram normalidade e o restante, 1.237, que representam 4,58% dos examinados, apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhados para algum tipo de tratamento.

                                                                                                                 Fonte: www.campinas.sp.gov.br