
Campinas está entre as cidades pré-selecionadas pela organização da Copa do Mundo de 2014 para ser uma das subsedes do torneio mundial que mobiliza milhões de torcedores. A boa notícia foi recebida pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Petta, em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 15 de fevereiro, na sede do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro.
O anúncio foi feito pelo gerente geral de Competição e Serviços da Copa do Mundo, Marcelo Cordeiro. Na ocasião ele afirmou que cerca de 120 cidades apresentaram a candidatura para receber uma equipe durante o próximo mundial.
Depois de uma seleção prévia que levou em conta as condições básicas das cidades, como proximidade com aeroporto e estrutura da rede hoteleira, Campinas e mais 80 cidades estão pré-selecionadas.
Agora segundo o cronograma da Fifa (Federação Internacional de Futebol) até junho esses municípios serão vistoriados pelo comitê. Depois, ainda neste ano, a Federação deve publicar um catalogo com aproximadamente 64 locais credenciados para ser subsede.
O número é exatamente o dobro de seleções que estarão presentes durante a Copa do Mundo (36 times participam do Mundial), mas o próprio gerente afirmou que essa escolha pode aumentar, dependendo da estrutura encontrada nas cidades durante as visitas.
Para o secretário de Esportes e Lazer, o principal desafio de Campinas está em relação ao Centro de Treinamento de Seleções, espaço que a cidade não possui ainda. “Esse vai ser o nosso desafio; implantar esse espaço em parceria com a iniciativa privada.
Por outro lado, durante a reunião discutimos também a possibilidade deste centro de treinamento ser um dos próprios estádios da cidade, desde que o gramado esteja em boas condições de uso”, afirmou.
Petta disse, ainda, que a única exigência é que em qualquer espaço que seja o centro de treinamento, o local precisa estar próximo a outro campo de futebol também com tamanho oficial.
Ou seja, os estádios de Guarani e Ponte Preta poderão ser avaliados pelo comitê como possíveis locais para os treinamentos da seleção que eventualmente venha a ficar em Campinas.
Participaram também da reunião desta terça-feira, Luis Felipe Menzes, gerente do Team Base Camp (responsável pelas subsedes) e Fernando Roriz, gerente de relacionamento da sedes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário