quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Classe média puxa vendas de imóveis em São Paulo

Mais de 31 mil residências novas foram vendidas entre janeiro e novembro na cidade de São Paulo. O número é bastante próximo ao registrado no mesmo período de 2009 – 30 mil residências – segundo o balanço divulgado nesta quarta-feira (12) pelo Secovi-SP (sindicato da habitação).

Segundo analistas, a classe média foi a maior responsável por esse resultado.Os apartamentos na faixa de 46 m² até 130m² (entre dois a três quartos) responderam por 78% de todas as vendas.

O Secovi diz que o número de vendas sobre o total de unidades oferecidas na cidade é recorde. O sindicato se baseia no número VSO (Vendas Sobre Oferta), que é a relação entre o total de unidades vendidas sobre o volume em oferta.
Em novembro, o índice atingiu patamares inéditos de 22,7%, que significa uma em cada quatro unidades lançadas de janeiro a novembro foi vendida.

O sindicato diz que o total de lançamentos foi de 30 mil unidades em novembro do ano passado. Em 2009, esse número era de 25 mil, o que significa que em 2010, além de terem sido comercializadas todas as unidades lançadas, o setor ainda conseguiu queimar mil unidades que estavam no estoque, ou seja, desocupadas.

Considerando os 39 municípios da região metropolitana, incluindo a capital, foram lançados 58 mil imóveis novos. Os lançamentos somaram 57 mil unidades. O Secovi projetava vendas de 37 mil unidades na cidade de São Paulo.

Segundo João Crestana, presidente do sindicato, o mercado de imóveis populares foi o maior motor para as vendas.

- O mercado de imóveis populares, cuja a demanda ficou reprimida por vários anos, em virtude da falta de crédito e falta de produtos imobiliários adequados, respondeu positivamente o momento da boa economia do país. O Minha Casa Minha Vida deu oportunidade para que a classe média voltasse a consumir e comprar a casa própria.

Apesar disso, os números de 2010 ainda estão longe dos melhores anos de negócios para o setor, que foram 2007 e 2008. Há três anos, considerado pelo setor o melhor ano da história, foram vendidos 36,6 mil novos empreendimentos e lançados 39 mil unidades na cidade de São Paulo. Em 2008, foram vendidos 32,8 mil unidades e lançados 34 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário