quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Educação Básica: Novos projetos serão apresentados nesta 5ª

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria de Educação Básica, apresenta nesta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, dois novos projetos que serão desenvolvidos a partir deste ano nas escolas da rede municipal de ensino.

O programa de Educação Patrimonial e o projeto Escola legal - Educação, o melhor caminho para a cidadania - serão apresentados aos orientadores pedagógicos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) das 8h às 12h no Instituto de Saúde Integrada (ISI), que fica na rua Barreto Leme, 1.552, Centro.

Os novos programas serão apresentados aos orientadores pedagógicos, que por sua vez organizarão junto às escolas de ensino fundamental como as ações serão desenvolvidas com os professores e alunos. Segundo Maria Paula Stefanini, que está à frente dos projetos pela CEB, a ideia é apresentar os projetos para as escolas e montar um cronograma para o desenvolvimento das ações ao longo do ano. A previsão é que os dois novos projetos sejam iniciados em março.

Novidades

O Programa de Educação Patrimonial será oferecido pelo ISI (Instituto de Saúde Integrada) e terá como público-alvo os alunos de 9º ano. Por meio de aulas de educação patrimonial com foco sobre questões de identidade, pertencimento, diversidade, formação, transformação, patrimônio material e imaterial, memória, preservação e conservação da cidade, o programa visa à construção de conceitos de cidadania de forma dinâmica e interativa além de contribuir para o resgate histórico e cultural de seus munícipes.

O programa consiste em dois encontros de formação com professores do 9º ano (preferencialmente História e Geografia), que acontecerão no 1º e no 2º semestres, além de visitas monitoradas por profissionais do ISI dos alunos do 9º ano ao prédio histórico da Santa Casa (em processo de restauro).

Já o projeto Escola legal - Educação: o melhor caminho para a cidadania –, oferecido pela AMCHAM ( Câmara Americana de Comércio) Brasil , foi criado para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do conceito de propriedade intelectual e alertar para os problemas causados pela pirataria no Brasil e no mundo.

Dentro das atividades do Projeto Escola Legal, valores morais e éticos, senso de coletividade, bem como a importância de uma postura cidadã, são base para a discussão sobre as consequências sociais causadas pela pirataria e comércio ilegal.

O Projeto consiste no oferecimento de um material pedagógico fornecido às escolas e encontros de formação para esclarecimentos sobre o uso do material pedagógico.

O material pedagógico foi elaborado para ser trabalhado de forma transdisciplinar por diferentes professores que tenham interesse de participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário