quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Canário e Zé do Gelo são os entrevistados do Espaço Aberto


No programa Espaço Aberto da TV Câmara, desta quarta-feira (18/02), às 17h,será reprisada a entrevista com vereadores Jairson Canário (PT) e Zé do Gelo (PV), feita pelo jornalista Edmur Soares.

Os entrevistados, que foram eleitos esse ano, falaram sobre as expectativas para o mandato de 2009 a 2012, e sua plataforma de trabalho.

Espaço aberto poderá ser acompanhado pelo canal 4 da Net e pelo site da Câmara.


Conheça os vereadores:

Zé do Gelo

O vereador José Carlos do Nascimento Oliveira, mais conhecido como Zé do Gelo, nasceu em Pontalinda, no estado de São Paulo e há 20 anos reside em Campinas, onde atua no comércio. Zé do Gelo é um dos novos vereadores eleitos para o mandato de 2009 a 2012, no entanto já participou de outro processo eleitoral.

Foi candidato a deputado Federal pelo PDT em 2006, mas não se elegeu para o cargo. No ano passado, ele voltou a concorrer, desta vez a uma vaga na Câmara de Vereadores e foi bem sucedido. Acabou eleito com com 1.947 votos. A campanha de Zé do Gelo se concentrou nas regiões do Ouro Verde e Campo Grande – algumas das mais carentes da cidade.

Por ser comerciante – ganhou o apelido por vender e fazer entrega de gelo em bairros da periferia – o vereador conseguiu notoriedade por participar de projetos sociais por meio do esporte. Ele diz que suas prioridades para este primeiro mandato serão os projetos sociais e voltados para a preservação do meio ambiente.


Canário

Nascido na cidade de Mirador, no Paraná, o vereador Jaírson Valério dos Anjos, o Canário, é casado e pai de quatro filhos. Ele ficou conhecido pela atuação como um dos líderes comunitários do Parque Oziel, Monte Cristo e Gleba B. Foi na época da ocupação do local que surgiu o apelido.

O motivo? O vereador usava uma camisa do time de futebol que jogava, o clube Canarinho, de Hortolândia. Canário trabalhou durante parte da infância na roça para ajudar a família. Aos 12 anos, já em Campinas, foi funcionário de um frigorífico por mais de dez anos. E mais tarde virou dono de um mercadinho na Vila Georgina. Segundo ele, a ocupação do Parque Oziel surgiu como uma oportunidade de sair do aluguel e ter uma casa própria.

O vereador que vive no local até hoje, é um dos líderes da associação de moradores e participou do processo de regularização daquela área, que depois ganhou uma escola municipal, teve a instalação da rede elétrica e iluminação pública e a construção de Módulos de Saúde no Oziel e no Monte Cristo.


Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Foto: A.C. Oliveira/ CMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário