sábado, 5 de março de 2011

Serviço especial para crianças é montado na passarela do samba

O serviço especial para atender crianças - menores de 12 anos - durante os desfiles de Carnaval nos portais de acesso à passarela do samba e no Ponto de Encontro é mais um quesito para garantir tranquilidade às famílias na Avenida Rui de Almeida Barbosa.

O trabalho dos servidores da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social inclui a abordagem das crianças nos portais de entrada do sambódromo para colocação de uma pulseira de identificação, onde constará o nome do responsável pela criança e o número de telefone para contato. O atendimento no Ponto de Encontro - tenda instalada na Avenida - terá profissionais de plantão para acolher os pequenos foliões, caso se percam dos pais ou responsáveis.

Há, ainda, o movimento inverso, em que os pais ou responsáveis se dirigem ao Ponto de Encontro procurando pelas crianças. Nestes casos, a equipe pega a descrição da criança e sai em busca dos que se perderam contando com o apoio de toda a equipe da organização do Carnaval e da Guarda Municipal.

Além de cuidar daqueles que se perdem a equipe também fica atenta a qualquer violação de direitos das crianças. Caso haja qualquer problema neste sentido (agressão, uso de drogas, álcool) os técnicos fazem o encaminhamento aos órgãos responsáveis como Conselho Tutelar e Vara da Infância e da Juventude.

Acessibilidade Garantida

As pessoas com deficiência e idosos com mobilidade reduzida também tem espaço garantido para participar do Carnaval 2011 – “O bicho tá solto, pegue o bicho!”.

No local próximo à concentração das escolas de samba foram instaladas duas tendas de 36 metros quadrados cada uma para abrigar pessoas com deficiência e idosos com um acompanhante. No mesmo espaço foram instalados banheiros químicos adaptados para que as pessoas não precisem se deslocar durante as apresentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário