sábado, 5 de março de 2011

Carnaval: EMDEC mobiliza equipe com mais de 100 para monitorar trânsito

Para ampliar a segurança de foliões, garantir orientações e informações sobre o transporte e trânsito, o monitoramento viário envolvendo os bloqueios para os dias de folia na Avenida Ruy de Almeida Barbosa – a avenida do Samba - e, também, para acompanhar o desfile dos blocos carnavalescos nos quatro cantos da cidade, durante a programação do Carnaval Oficial – 2011 “O Bicho tá solto, peque o bicho”, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) contará com uma grande operação que envolverá mais de 100 colaboradores nas ruas, nas cinco noites de festa.

Em razão dos desfiles das escolas de samba e apresentação dos trios elétricos, a EMDEC definiu o fechamento do Túnel Joá Penteado, no período de 4 de março (sexta-feira) até a madrugada do dia 9 (quarta-feira), no período das 17h às 6h.

Acesso à folia na Avenida do Samba

Para o público que vai aproveitar as noites de Carnaval na Avenida, o acesso poderá ser feito por quatro portais:

Portal 01 – Complexo Viário Joá Penteado X Avenida Andrade Neves, para quem chega da região Central.

Portal 02 – Avenida Prefeito Faria Lima X Avenida Ruy de Almeida Barbosa, para vem da região da Avenida Amoreiras.

Portal 03 - Rua General Lauro Sodré X Avenida Ruy de Almeida Barbosa, para que acessará a folia, oriundo da Vila Teixeira.

Portal 04 – Avenida Nestor Castanheira X Avenida Ruy de Almeida Barbosa, para quem vem da região da Avenida João Jorge.

Estacionamento para quem vai à folia de carro

Para quem se dirigir ao Carnaval de carro, a EMDEC estabeleceu duas áreas como bolsões de estacionamento, que deverão atender a demanda do público de todas as regiões da cidade.

A opção de estacionamento será uma área delimitada ao longo da Avenida Magalhães Teixeira (trecho de 2 quilômetros), com capacidade para receber até 1 mil veículos. O estacionamento será a 45º. Cerca de 700 veículos poderão estacionar na Avenida Magalhães Teixeira e 300 veículos na Rua Pedro Salomão José Kassab. Neste caso, os motoristas deverão chegar pela Rua Pedro Domingos Vitalli e Avenida Magalhães Teixeira.

Credenciados

Já o estacionamento de pessoas credenciadas ou com crachás do evento será junto ao DETI (Depto de Transportes da Prefeitura), com entrada somente pela Avenida Prefeito Faria Lima)

Carros alegóricos

Os carros alegóricos das escolas de samba terão acesso todos os dias ao desfile pelo Túnel II. Eles deverão acessar o Sambódromo chegando pela Rua Benjamim Constant e Avenida Lix da Cunha.

Área Preferencial

Pessoas idosas poderão estacionar seus veículos em área especialmente definida. Neste caso, a Avenida Prefeito Faria Lima, no trecho entre a Avenida das Amoreiras e Avenida Ruy de Almeida Barbosa. Serão destinadas 40 vagas. Já as pessoas com deficiência terão espaço reservado para estacionar na Rua Nestor Castanheira, próximo ao Senai.

Motos e táxis também terão espaço na Avenida Prefeito Faria Lima, no trecho entre a Avenida das Amoreiras e Avenida Ruy de Almeida Barbosa. São estimadas 500 vagas para motociclistas e 10 para táxis.

Monitoramento por van e pela CIMCamp

A EMDEC também disponibilizará a van de monitoramento, mais conhecida como Tigrão, numa operação em conjunto com a Guarda Municipal, para ampliar a segurança. As equipes da área semafórica da EMDEC também estarão de plantão em todo o Carnaval, para o acompanhamento dos bloqueios e monitoramento dos desvios para as intervenções em toda a rede, de acordo com a necessidade.

Já na Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), 17 técnicos, entre agentes, encarregados, supervisores e chefes, vão acompanhar e monitorar todo o entorno da Avenida do Samba, para as intervenções necessárias.

Alerta para o estacionamento regular

A EMDEC orienta a todos os motoristas que devem ser respeitadas as regras de trânsito em todo o entorno do sambódromo, como não parar em frente a garagens, sobre as calçadas, em locais com guia rebaixada ou que tenham a sinalização que proíbe o estacionamento.

Também informa que nos espaços públicos, não haverá cobrança, nem a guarda do veículo, que será de responsabilidade do próprio proprietário.

Ônibus das escolas

Os ônibus com integrantes das escolas de samba deverão estacionar na alça de acesso da Avenida Magalhães Teixeira para Avenida Faria Lima. Agentes da EMDEC estarão monitorando a chegada e a saída dos ônibus.

Serviço de Táxi

Durante o Carnaval, a EMDEC manterá um ponto de táxi nas proximidades do desfile, em frente ao Departamento de Limpeza Urbana (DLU). Haverá cerca de 10 vagas disponíveis para a operação dos táxis durante a madrugada.

Desvios para quem não vai à folia

Para aqueles que não forem aproveitar o Carnaval, a EMDEC divulga as opções de desvio, com o fechamento do Túnel Joá Penteado.

Sentido Centro-bairro

Quem vem da Avenida Lix da Cunha deverá seguir pela Rua Lidgerwood, Avenida Expedicionários, Viaduto Cury e Avenida João Jorge.

Já os motoristas que quiserem desviar da folia e estiverem subindo a Avenida Benjamin Constant ou a Avenida Senador Saraiva, a indicação é seguir pela Senador, acessar o Viaduto Cury e seguir para o bairro de destino.

Outra opção de desvio será a Avenida Andrade Neves, Rua Dr. Mascarenhas, Pereira Lima e Dr. Salles Oliveira, para chegar à Avenida João Jorge e seguir ao bairro desejado.

Sentido bairro-Centro

Para quem normalmente utiliza o Complexo Joá Penteado no sentido bairro-Centro, são quatro as alternativas de desvio:

1- Para quem vem pela Avenida das Amoreiras, o trajeto a ser utilizado será a Avenida Prefeito Faria Lima, a Rua Monsenhor João Batista Martins Ladeira e Avenida Waldemar Paschoal, acessando o Centro.

2- Quem está na Avenida Prestes Maia deverá seguir pela Avenida João Jorge, Viaduto Cury, chegando ao Centro.

3- Para os motoristas com origem na região do Parque Prado, a partir da Rua Celso Silveira Resende, a opção será a Avenida Prestes Maia; e, na sequência, Avenida João Jorge e Centro.

4- O motorista que estiver na Vila Industrial, com destino ao Centro, poderá usar a Rua Dr. Salles Oliveira e Avenida João Jorge; ou, ainda, a Rua Pereira Lima, no sentido nova Rodoviária.

Agentes vão monitorar desfiles de 12 blocos carnavalescos

Os blocos carnavalescos também contarão com o apoio dos agentes da Mobilidade Urbana da EMDEC para tomar as ruas da cidade e aproveitarem a folia, com mais segurança.

Durante os desfiles, a EMDEC realizará bloqueios e fará o monitoramento e acompanhamento nas vias.

No total, a EMDEC autorizou o desfile de 12 blocos, a partir desta sexta, dia 4 de março, até a quarta-feira de Cinzas, dia 9. Os agentes farão os bloqueios e intervenções necessárias em cada evento.

Confira a programação:

Desfiles no dia 4/03 – sexta

Bloco Maracatucá

Seis agentes da EMDEC acompanharão os foliões deste bloco, que cai na folia às 22h, na Praça do Coco, em Barão Geraldo; e desfilam pelas ruas do distrito.

Bloco Berra Vaca

Também seis agentes da EMDEC vão monitorar o desfile dos integrantes desse bloco, que sai da Moradia da Unicamp, na Avenida Santa Izabel, em Barão Geraldo. A folia está marcada para iniciar às 23 pelas ruas do distrito.

Desfiles no Sábado, dia 5/03

Bloco Tomá na Banda

O tradicional desfile da Tomá na Banda acontece das 14h30 às 20h, pelas vias do Cambuí. A concentração será na Avenida Júlio de Mesquita, no trecho entre a Avenida Benjamin Constant e Rua General Osório.

A EMDEC disponibilizará oito agentes para o monitoramento desse evento.

As Caixeirosas

Em Barão Geraldo, os participantes desse bloco tomam as vias do Distrito, a partir das 15h, com saída da Praça da Vila São João.

Para os trabalhos desse desfile, estarão nas ruas quatro agentes da EMDEC.

Bloco Flautins Matuá

Esse bloco que também faz folia pelas ruas de Barão Geraldo contará com o apoio de quatro agentes da EMDEC. A saída dos foliões está marcada para as 19h, na Praça do Coco.

Desfiles do domingo, dia 6/03

No domingo, a EMDEC apoiará quatro desfiles, confira:

Matinê Carná Barão, com início às 14h, ao lado da Escola Barão Geraldo de Rezende, no Distrito de Barão, com apoio de dois agentes da EMDEC.

Bloco Pacu com Cebola, com início às 15h e saída da Rua Giovani Ruzene, na altura do número 349, na Vila Aurocan, com apoio de dois agentes da Mobilidade Urbana.

Bloco União Altaneira, com início às 19h; e saída da Moradia da Unicamp, na Avenida Santa Izabel, em Barão Geraldo. Esse bloco terá apoio de seis agentes da EMDEC.

Blocos de Joaquim Egídio

Nesse Distrito, a folia começará às 18h, com saída da Rua Eugênio Vicentim. Para esse evento, a EMDEC enviará seis agentes da Mobilidade Urbana.

Desfiles da segunda, dia 7/03

Para a segunda, o apoio da EMDEC está programado para atender dois blocos carnavalescos:

Bloco Cupinzeiro – toma as ruas às 17h, com saída da Praça do Coco, em Barão Geraldo. O apoio será de seis agentes da Mobilidade Urbana.

Blocos de Joaquim Egídio

Na segunda, a folia desse bloco começa às 18h, com saída da Rua Eugênio Vicentim. Seis agentes acompanharão os foliões.

Terça de Carnaval – dia 8/03

Mais três blocos vão para as ruas e terão acompanhamento dos agentes. São eles:

Bloco Beeiro – os integrantes desse bloco sairão da Moradia da Unicamp, em Barão Geraldo, a partir das 16h. O apoio será de seis agentes.

Blocos de Joaquim Egídio

Nesse Distrito, a folia está programada para as 18h, com saída da Rua Eugênio Vicentim. Para Joaquim Egídio, neste dia, a EMDEC enviará seis agentes da Mobilidade Urbana.

Bloco Berra Vaca – vai iniciar a festa às 23h da terça, na Praça do Coco, em Barão Geraldo. Seis agentes vão monitorar o evento.

Quarta-feira de Cinzas, dia 9/03

O Carnaval continua para o Bloco Flautins de Matuá, que sai para as ruas às 18h, da Praça da Vila São João, em Barão Geraldo. O apoio desse último bloco será realizado com quatro agentes da Mobilidade Urbana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário