terça-feira, 5 de abril de 2011

Especialistas alertam para os perigos das embalagens plásticas

Especialistas alertam para os perigos das embalagens plásticas

Vereador Canário na Câmara de Piracicaba

O vereador Jairson Canário (PT) representou a Câmara na última sexta-feira (01/04), em palestra sobre os riscos de contaminações por embalagens plásticas, na Câmara Municipal de Piracicaba. Realizada por iniciativa do vereador de piracicaba Capitão Gomes (PP), a palestra faz parte da campanha “Diga Não ao Bisfenol A, A Vida Não Tem Plano B”, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia região São Paulo.

No evento foi mostrado que o Bisfenol A, um composto utilizado na fabricação de resina usada na produção da maioria dos plásticos, é extremamente tóxico, principalmente quando presente em embalagens de alimentos.

Pira

O representante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Doutor Francisco Homero D'Abronzo (foto), disse que o Bisfenol A é similar ao hormônio feminino e o da tireoide, e, ao entrar em contato com o corpo, esse substância pode trazer danos à saúde. “Ao estar presente, principalmente em embalagens de alimentos, ele contamina em quantidades baixas, mas como tem efeitos hormonais, afetam a saúde”, disse.

Entre os problemas que pode causar está a infertilidade, modificações do desenvolvimento dos órgãos sexuais e câncer.

Não há no Brasil uma legislação sobre a proibição do Bisfenol A, que é encontrado em mamadeiras e copos, por exemplo, e é liberado em maiores quantidades quando aquecido.

O representante do Ministério Público Federal, Jefferson Aparecido Dias, disse que o MP entrou com uma ação para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exija que os fabricantes publiquem, nas embalagens, a existência do composto. “O que nós temos no MP é uma ação para obrigar a Anvisa a regulamentar a matéria e exigir que os fabricantes publiquem na embalagem a existência do composto, para que o consumidor possa decidir se deseja ou não comprar um produto que tenha o Bisfenol A”, disse.

Para Jefferson, o principal problema hoje é a falta de informação sobre o composto. “É incrível como o Bisfenol A, apesar de ser tão perigoso, tenha tão pouca informação”, disse.

Essa falta de informação foi o que motivou o vereador de Piracicaba, Capitão Gomes, a convidar os palestrantes para alertar à população dos riscos do Bisfenol A. “A ideia é levar ao conhecimento da população, os malefícios causados pelo consumo do Bisfenol. Não sou contra o plástico, mas precisamos orientar a população, já que está comprovado que o aquecimento das embalagens liberam o composto tóxico”, disse.

O vereador Canário disse que levará essa discussão para Campinas. “Eu vejo de suma importância levar essa discussão para Campinas, já que eu vimos a gravidade dos problemas causados à saúde pelo consumo do Bisfenol A”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário