terça-feira, 22 de março de 2011

Campinas organiza Fórum Social e do Trabalho para comemorar 1º de Maio


O prefeito de Campinas Hélio de Oliveira Santos participou na manhã desta sexta-feira, 18 de março, em seu Gabinete, de reunião com representantes de centrais sindicais de Campinas e região para discutir os planos de ação para realização, no município, do Fórum Social e do Trabalho, programado para ocorrer no mês de maio, em comemoração ao Dia do Trabalho.

O evento é voltado a gestores públicos, estudantes, sociedade civil organizada (sindicatos, entidades, ONGs, associações, igrejas, instituições e outros) e servidores públicos e tem por objetivo constituir-se como um espaço para reflexão e discussão sobre as perspectivas da retomada do crescimento econômico do país de forma a assegurar a Campinas e região perspectivas de inclusão de uma grande parcela da população no desenvolvimento econômico, social e do mercado de trabalho.

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Sebastião Arcanjo, o Fórum será organizado em torno de mesas temáticas cujos eixos estarão calcados na discussão das políticas de trabalho e renda, assistência e inclusão social, desenvolvimento econômico, educação, sustentabilidade, empreendedorismo e outros relacionados ao universo do trabalhador.

É preciso avançar na proposta de um desenvolvimento econômico que incorpore as demandas sociais de Campinas e região, além de incentivar a implementação de políticas públicas inclusivas apoiadas na prática de sustentabilidade social, econômica, cultural e de governança metropolitana”, disse o secretário.

Na avaliação do prefeito, o 1º de Maio deste ano deve acrescentar às lutas históricas dos trabalhadores uma discussão profunda acerca dos aspectos conjunturais que permeiam o Brasil de hoje e seus reflexos em Campinas e região.

Além do aspecto econômico de grandes projetos de infraestrutura - como o Trem de Alta Velocidade (TAV) e a ampliação do Aeroporto de Viracopos - localizados na nossa região, precisamos discutir como será o impacto desses investimentos sobre o emprego e as novas necessidades do mercado de trabalho”, disse Dr. Hélio.

Outros projetos de infraestrutura que devem ter seus reflexos sentidos na região são as obras relacionadas à realização do Copa do Mundo no Brasil (2014) e das Olimpíadas no Rio de Janeiro (2016), além da exploração do Pré-sal.

O Fórum Social e do Trabalho deve ser realizado entre os dias 2 e 4 de maio, em Campinas, em local a ser definido. Entre os órgãos que fazem parte da comissão organizadora do evento estão a Secretaria de Governo, Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria de Educação, Coordenadoria de Comunicação, Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Fórum Metropolitano do Trabalho e Comissão Municipal de Emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário