segunda-feira, 25 de abril de 2011

CPI da Emdec realiza reunião nesta terça-feira

Nesta terça-feira (26/04) a CPI da Emdec, que investiga possíveis fraudes nos contratos da Emdec com empresas fornecedoras e operadoras de radares fixos e móveis, sob a presidência do vereador Rafa Zimbaldi (PP), se reúne às 14h30, na sala anexa à presidência, para definir as pessoas que serão convocadas para depor na comissão.

Na última semana o presidente da CPI recebeu 97 volumes, cerca de 37 mil páginas de documentos que foram enviados pela empresa que gerencia o trânsito e o transporte em Campinas.

Na última reunião que aconteceu no dia 11 de abril, a comissão analisou cópias de contratos, laudos técnicos, estudo viário, localização geográfica dos radares, contratos de rádio e valores de multas desde o ano de 1.994. No entanto a Emdec tinha enviado as cópias dos processos licitatórios. Agora, de posse dessa documentação, a CPI definirá os próximos passos.

Também participam da comissão os vereadores Tadeu Marcos (PTB), Zé do Gelo (PV), Jairson Canário (PT), Antônio Flôres (PDT), Petterson Prado (PPS) e o relator da CPI, Thiago Ferrari (PMDB).

A CPI da Emdec surgiu em consequência de uma reportagem veiculada pela Rede Globo no dia 13 de março, que revelou fraudes e negociatas no processo de instalação desses equipamentos, em diversas cidades brasileiras. De acordo com o presidente da comissão, o vereador Rafa Zimbaldi (PP) algumas das empresas citadas na reportagem têm contratos com a Emdec – a empresa municipal que cuida do funcionamento do trânsito.

A Comissão quer analisar contratos e eventuais aditamentos; relação de todas as empresas que são cadastradas e participaram das licitações e laudos técnicos de aferição de todos os equipamentos instalados na cidade. A CPI pediu ainda estudos técnicos que justifiquem a necessidade da instalação desses equipamentos nos pontos definidos pela Emdec; a localização dos aparelhos e relação dos autos de infração lavrados por equipamento no últimos seis anos. Pede ainda, o valor arrecadado com as infrações neste período e a destinação dada a esses recursos.

Os vereador pediram também a relação dos profissionais que atuam nas Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jaris), como são feitas as nomeações e os salários, além dos recursos deferidos e indeferidos.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário