terça-feira, 20 de setembro de 2011

Prefeito assina repasse de verba do PAC II para obras da Sanasa

O prefeito Demétrio Vilagra assinou na tarde desta segunda feira, dia 19 de setembro, os contratos de repasse de recursos da União do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) II, no valor de R$ 110.682.627,40. Os recursos serão utilizados na ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário – ETE Capivari II, que é a primeira Estação de Tratamento de Esgoto de grande porte com tecnologia de membranas filtrantes.

Nesse sistema, a água proveniente do tratamento sairá com um grau de pureza de 98%, compatível com a qualidade necessária para uso industrial. Com este repasse, esta segunda etapa terá a vazão de pico de 360 l/s, beneficiando diretamente mais de 300 mil habitantes nas duas etapas. As obras da ETE Capivari II devem ficar prontas em 18 meses.

Outra obra em que será aplicada a verba é a para a primeira etapa de urbanização das margens do córrego Taubaté.

Durante a assinatura, Vilagra ressaltou que a cidade ganha muito com estas obras. “Hoje Campinas ganha muito com essas assinaturas, segundo estudiosos, a cada um real investido no saneamento, são quatro reais economizados na saúde, por isso essas obras são tão importantes para Campinas”. ressaltou.

Além do prefeito Demétrio Vilagra, estiveram presentes na assinatura o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal em Campinas, Paulo Gari, o presidente da Sanasa, Fernando Pupo, e demais autoridades municipais e estaduais.

Para Gari, esta assinatura é um benefício direto para a população. “Trazer para a cidade esses investimentos necessários para que Campinas atinja a meta de 100% de tratamento de esgoto é, além de uma questão ambiental na qual todos nós estamos empenhados, também uma melhora significativa da qualidade de vida da população”, disse ele.

Segundo o presidente da Sanasa, com a construção do Polo II da Capivari II haverá uma melhora significativa nos recursos hídricos, pois ela também se tornará uma fonte de água de reúso, e o resultado deste tratamento é uma água que poderá ser utilizada para fins industriais. Pupo disse que este repasse vem justamente para complementar os investimentos da primeira etapa.

O secretário ressaltou a importância dos recursos para a primeira etapa de urbanização das margens do córrego Taubaté. “É um trabalho semelhante ao que foi feito na Rua Moscou e no córrego Anhumas. Um processo profundo de transformação das condições de vida daquelas famílias, o córrego Taubaté terá um processo semelhante só que na região Sul” ressaltou.


Fonte:www.campinas.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário