quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Especialistas alertam para os perigos das embalagens plásticas

O vereador Jairson Canário (PT) conduziu um debate público na Câmara nesta sexta-feira (07/10), sobre os riscos de contaminações por embalagens plásticas. No evento foi mostrado que o Bisfenol A, um composto utilizado na fabricação de resina usada na produção da maioria dos plásticos, é extremamente tóxico, principalmente quando presente em embalagens de alimentos.

A representante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Dra. Elaine Maria Frade Costa, disse que o Bisfenol A é similar ao hormônio feminino e o da tireoide, e ao entrar em contato com o corpo esse substância pode trazer danos à saúde.

Entre os problemas que pode causar, segundo a endocrinologista, está a infertilidade, modificações do desenvolvimento dos órgãos sexuais, endometriose e câncer. “O Bisfenol tem atividade estrogênica, atua como um hormônio no organismo. Existe uma variedade de doenças que ele pode influenciar”, informou.

Ela disse também que o risco é ainda maior quando se aquece ou resfria a embalagem plástica. “Quando você aquece ou congela o plástico, o desprendimento da molécula é ainda maior, aumentando a liberação do composto nos alimentos”, disse.

No Brasil, a Anvisa proibiu a presença do composto em mamadeiras, mas segundo Elaine, a legislação tem que ser mais abrangente. “A legislação tem que ser mais abrangente. O Bisfenol A deveria ser proibido em todas as embalagens que acondicionam alimentos”, disse.

A falta de informação foi o que motivou o vereador Canário a convidar os palestrantes para alertar à população dos riscos do Bisfenol A. O próximo passo, segundo ele, será a distribuição de panfletos e a divulgação, em toda a cidade, dos malefícios deste composto. “Nós vamos fazer mais debates e iremos elaborar um cartilha, que será distribuída em toda a cidade, para que as pessoas saibam dos riscos do Bisfenol”, informou.

Fonte: http://www.camaracampinas.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário