quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ceasa recebe calouros do Trote Social da Unicamp nesta quinta

Como funciona uma central de abastecimento? Como são tratados seus resíduos? O que é feito com os hortifrutis que não são vendidos? O que é um Banco de Alimentos? Os calouros da Unicamp terão oportunidade de começar a vida acadêmica sabendo um pouco mais sobre estes temas durante visita que vão realizar ao quarto maior entreposto do Brasil, a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).

A visita acontece nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, a partir das 10h45 e integra a programação do Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente, evento de recepção dos ingressantes organizado pelos alunos veteranos da Universidade há oito anos.

No roteiro os estudantes visitam o Mercado de Hortifrutis e de Flores responsáveis pela movimentação de 60 mil toneladas de produtos, equivalente a quase R$ 100 milhões. Também passam pelo Banco de Alimentos e Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), programas de segurança alimentar que funcionam na Central e distribuem 6,7 milhões de quilos de alimentos por ano, beneficiando 75 mil pessoas.

E ainda vão conhecer o Banco de Caixas Plásticas - serviço implantado para melhorar as embalagens e os produtos - e a gestão de resíduos da Ceasa, um trabalho que garante o reaproveitamento e um destino sustentável ao lixo gerado na Central.

O Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente é uma forma diferente de receber os calouros da Unicamp com atividades voltadas para ações sociais e conscientização ambiental. O evento é realizado por uma comissão de alunos veteranos de diferentes cursos da universidade desde 2003.

A programação acontece na primeira semana de aula, com duração de 4 dias, com palestras, visitas e atividades de integração. A Ceasa-Campinas é apoiadora e recebe os alunos do Trote para vistas há quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário