quinta-feira, 19 de maio de 2011

CPI recorre à Procuradoria Regional para investigar casos de trabalho escravo na construção civil


CPI recorre à Procuradoria Regional para investigar casos de trabalho escravo na construção civil

Reunião da CPI do Trabalho Escravo

Os vereadores que compõe a Comissão Parlamentar de Inquérito que apura denúncias de trabalho análogo à escravidão em Campinas vão à Procuradoria Regional do Trabalho. Em reunião nesta quarta-feira (18/05), a CPI aprovou requerimento para a realização de reunião com a procuradora Dra. Eleonora Coca, na sede da Procuradoria da 15ª região, para investigar as denúncias de trabalho escravo na construção civil.

O encontro será no próximo dia 24, como informou o Presidente da Comissão, o vereador Jairson Canário (PT). “Dia 24 nós teremos uma reunião com a Dra. Eleonora, que também faz parte da força tarefa do Ministério Público do Trabalho”, disse.

Outro requerimento aprovado foi o de convidar o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Campinas e Região, para reunião no Plenário no próximo dia 30. A intenção desse encontro, segundo Canário, é reunir informações sobre os responsáveis pelos casos de trabalho análogo à escravidão.

A CPI também aprovou reunião com representantes da Delegacia Regional do Trabalho e outros três requerimentos.

O primeiro requer que o Ministério Público do Trabalho forneça cópias dos inquéritos que investigam as denúncias na construção civil. Outro requerimento solicita informações do Sindicato sobre quais as obras que foram denunciadas. O terceiro solicita à Prefeitura uma relação das obras em andamento que contam com verbas públicas de programas federais, estaduais e municipais.

Canário explicou que esse requerimentos foram aprovados para, em seguida, a Comissão visitar as obras. “Esses requerimentos pedem informações de documentos que o Ministério Público já tem, e dependendo das informações, iremos visitar, sem anunciar, as obras”, disse.

Além de Canário, fazem parte da CPI os vereadores Luis Yabiku (PDT), Dr. Élcio Batista (PSB), Miguel Arcanjo (PSC), Luiz Henrique Cirilo (PPS) e Sebastião dos Santos (PMDB).


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário