segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vacinação atinge 30 mil crianças e prossegue nesta segunda

Cerca de 30 mil crianças de zero a cinco anos foram vacinadas contra a poliomielite até às 16h de sábado (13) em Campinas, segundo balanço parcial divulgado pela Secretaria de Saúde.

A imunização faz parte da 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Infantil. Segundo a secretaria, o número corresponde a 44,34% das crianças nessa faixa etária na cidade.

O balanço é parcial e não considera os postos volantes. Os números completos serão divulgados nesta segunda (15). “Na primeira etapa, em junho, superamos a meta e atingimos 97% de cobertura vacinal, o melhor resultado dos últimos anos. Nossa expectativa é que este resultado se repita. Aderir à campanha, além de proteger individualmente a criança, é um ato de cidadania porque protege toda coletividade”, afirmou o secretário adjunto de Saúde, Pedro Humberto Scavarielo, durante a abertura da campanha que ocorreu às 9h no Centro de Saúde (CS) Paranapanema.

Todas as crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas contra a poliomielite, inclusive quem já foi vacinado várias vezes antes e quem não tomou a dose na primeira fase.

Nesta etapa, a meta da Secretaria é vacinar 95% do público alvo, formado por 68 mil crianças. Segundo a sanitarista Maria Alice Satto, apesar de o Brasil não registrar mais casos de poliomielite, é imprescindível que todas as crianças nesta faixa etária tomem as doses na rotina para evitar que a doença volte a acometer crianças no País.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não morre quando é infectada, mas adquire lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia. A campanha prossegue em todos os CSs do Sistema Único de Saúde (SUS). Informações podem ser obtidas pelo Disque Saúde, no 160, ou pelo 156.

Fonte: www.rac.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário