terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Bisfenol A, Obesidade e Diabetes

O Bisfenol A (BPA), substância presente em alguns tipos de plástico, mamadeiras, chupetas e embalagens em geral, está relacionada à obesidade e ao Diabetes tipo 2.
Uma pesquisa realizada por uma equipe de pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard acaba de alertar que, ao consumir comida enlatada, há um aumento de 1000% dos níveis de bisfenol A no organismo.
Pela primeira vez, os cientistas conseguiram quantificar a substância em humanos. Foram feitos exames de urina em dois grupos de indivíduos. Um dos grupos, composto de 35 pessoas, tomou sopa enlatada por cinco dias seguidos. O grupo controle, com a mesma quantidade de pessoas, consumiu sopa fresca do mesmo sabor da enlatada.
A avaliação das amostras de urina mostrou que após dois dias do consumo das sopas preparadas com legumes enlatados, o aumento de bisfenol A no organismo foi de 1221% em comparação com as amostras de segundo dia após a ingestão de sopa com ingredientes frescos.
Pesquisas anteriores já haviam ligado os níveis altos de bisfenol aos efeitos nocivos à saúde. O objetivo foi descobrir como é o mecanismo de exposição ao BPA.
Comidas armazenadas em plásticos rígidos podem aumentar a quantidade de bisfenol no corpo. Este novo estudo sugere que os alimentos enlatados implicam em uma preocupação ainda maior, especialmente, porque são utilizadas em larga escala.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia vem liderando uma campanha nacional intitulada: “Diga não ao bisfenol A, a vida não tem plano B”. A pressão sobre as agências reguladoras já surtiu efeito a partir do dia 1º de janeiro de 2012 está proibida a venda de mamadeiras ou outros utensílios para lactentes que contenham a substância Bisfenol A (desregulador endócrino). A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dr. José Amando Mota é médico Endocrinologista e Metabologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário