quinta-feira, 19 de abril de 2012

Prefeitura sorteia 70 moradias viabilizadas pelo PAC Viracopos

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e em parceria com Governo Federal, sorteou nesta quarta-feira, 18 de abril, 70 unidades habitacionais do Núcleo Residencial Vila Taubaté (Gleba-B), concluídas recentemente e que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento no Entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos (PAC Viracopos), na região Sul da cidade. O sorteio das unidades habitacionais construídas pela Construtora Riwenda aconteceu na sede da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas).

As unidades sorteadas beneficiam famílias removidas do próprio local, que viviam em áreas de risco e em Áreas de Preservação Permanente (APP). Parte das famílias foram encaminhas para o Auxílio Moradia e agora estão sendo reassentadas na mesma região. O sorteio atende apenas a esse público e servirá para definir a moradia específica que cada família vai ocupar. Outras 30 casas se encontram em fase intermediária de construção e completarão 100 moradias implementadas na Gleba B, dentro do PAC Viracopos. 

O PAC Viracopos é composto por 19 bairros localizados na região do aeroporto, onde vivem cerca de 25 mil pessoas que serão beneficiadas direta ou indiretamente pela obras do programa, além do Parque Oziel, Jardim Monte Cristo e Gleba-B, habitados por aproximadamente 3.500 famílias. Entre as obras do PAC nesses locais estão previstas implantação de esgotamento sanitário e de pavimentação no itinerário de ônibus, já concluído em muitos desses bairros. O investimento total estimado para o PAC Viracopos é de R$ 73,9 milhões, sendo R$ 8,2 milhões destinados à implementação de moradias.

O sorteio
Participaram da solenidade o vice-prefeito Francisco Soares de Souza, o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Clélio Leme, os vereadores Miguel Arcanjo e Jairson Valério dos Anjos (Canário), Wendell Araújo representando a Caixa Econômica federal, o assessor parlamentar Sebastião Gomes do Nascimento, representando o deputado federal Cândido Vaccarezza, funcionários da Sehab e convidados.

Durante a entrega simbólica das chaves, o vice-prefeito destacou a luta das famílias para conquistar a casa própria.“Me sinto orgulhoso em representar neste ato o prefeito Pedro Serafim que está em Brasília trabalhando por nossa cidade e quero aproveitar para parabenizar todos vocês dizendo que é muito importante para todos nós poder participar deste momento em que o orgulho de vocês está sendo resgatado através das moradias que hoje estão sendo sorteadas. Parabéns!”, disse Souza. 

Durante o discurso, o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Clélio Leme, não poupou elogios aos funcionários da Sehab. “Quero agradecer, inicialmente os funcionários da Sehab nessa luta que estamos mantendo a fim de cumprir as metas do PAC. Este é mais um passo na conquista da moradia de vocês que há anos esperam por este momento. Parabéns e boa sorte na casa nova”, concluiu Leme. 

Para o morador Orestes Macário Braga sorteio representa o final de um período de três anos de muita luta.“Este momento é muito importante para nós porque representa uma conquista. Agora teremos conformo e o resgate da nossa cidadania”, afirmou Braga.

A aposentada Augusta Generina de Souza também fez questão de agradecer. “Depois de 10 anos poder morar na minha casinha é uma benção de Deus. Muito obrigado a todos. Agora eu só saio daqui quando Deus quiser”, completou. 

Moradias e trabalho
As construções oferecem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, com uma área total de 39,32M². Entre os imóveis sorteados há uma unidade adaptada para pessoas portadoras de necessidades especiais, sendo que nas unidades destinadas a idosos serão colocadas barras de apoio nos banheiros.

Além das ações previstas no período pré-ocupação das unidades habitacionais, executadas por assistentes sociais do da Secretaria de Habitação (Sehab) vinculadas ao PAC, o planejamento prevê ainda uma assembleia de entrega, discussão e reflexão do manual do beneficiário, acompanhamento da entrega das unidades habitacionais, acolhimento para o esclarecimento de dúvidas e encaminhamentos necessários. Além de uma pesquisa pós-ocupação, para checar, junto aos moradores, a qualidade da obra e dos serviços públicos oferecidos à população local, como escolas, atendimento em unidades de saúde e outros.

As unidades entregues na Gleba-B ficam entre as ruas 3,5,11,12,13 e 15.

Fonte: www.campinas.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário