terça-feira, 3 de maio de 2011

Fórum Social: grandes obras vão exigir qualificação do trabalhador

O vereador Jairson Canário (PT) representou a Câmara Municipal de Campinas no Fórum Social e do Trabalho, organizado pela Secretaria de Trabalho e Renda. O evento, realizado na manhã desta segunda-feira (02/05) no Centro de Convivência Cultural, debateu as novas necessidades no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Campinas.

A ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, o Trem de Alta Velocidade, que irá ligar as cidades de Campinas e Rio de Janeiro e as obras para os jogos da Copa de 2014, por necessitarem de mão-de-obra especializada, foram os temas mais discutidos no encontro.

O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, disse que já estão sendo oferecidos programas federais para especialização de mão-de-obra, principalmente para os jovens. “Nós estamos preparando programas de qualificação, como o Pró-Jovem, e vamos desenvolver parcerias com prefeituras e governo do Estado. A campanha de qualificação tem que ser para toda a sociedade”, disse.

Segundo o Secretário Estadual de Emprego e Relações de Trabalho, Davi Zaia, o governo do Estado tem como prioridade a qualificação da mão-de-obra. “A Secretaria e o governo do Estado têm determinado como prioridade a qualificação da mão-de-obra, a pedido do Governador. Temos o Programa Estadual de Qualificação que irá atender, neste ano, mais de 35 mil pessoas, sendo grande parte das vagas disponibilizadas para a RMC”, disse.

forum

O Secretário Municipal de Trabalho e Renda, Sebastião Arcanjo, informou que Campinas também contará com um programa de especialização profissional. “Já iniciamos um curso de qualificação de mão-de-obra na construção civil, voltado para pessoas atendidas no Bolsa Família, sendo 30% das vagas destinadas às mulheres. Em um próximo período, iremos apresentar um pacote, em parceria com o governo Estadual, para qualificação do setor de logística e tecnologia da informação”, disse.

Para o prefeito Hélio de Oliveira Santos, além de criar vagas de emprego, é preciso que o trabalhador estude. “Fundamentalmente, para o trabalhador se qualificar, é preciso fazer faculdade. Precisamos engajar o trabalhador, combatendo o analfabetismo, dando ensino técnico consistente e permitindo que frequentem escolas superiores públicas de qualidade”, disse.

O vereador Canário, que representou a Câmara no Fórum, disse que é importante o investimento na educação para preparar os jovens para esse novo mercado de trabalho. “Na verdade Campinas tem que abrir colégios técnicos para preparar os jovens e novos trabalhadores”, disse.

Também estiveram presente no Fórum Social e do Trabalho os vereadores Francisco Sellin (PDT), Professor Alberto (DEM) e Leonice da Paz (PDT).


Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário